Festival de Gastronomia Orgânica começa na sexta-feira

Oitava edição do evento realizado na capital paulista terá chefs como Bel Coelho, José Barantino e Ana Tomazzoni ensinando a preparar pratos especiais

Festival de Gastronomia Orgânica começa na sexta-feira

Nos dias 20, 21 e 22 de outubro será realizada a 8ª edição do Festival de Gastronomia Orgânica – Da Terra ao Prato, no Parque da Água Branca, na capital paulista. O evento idealizado pela chef e educadora Leila D tem entrada gratuita e envolverá adultos e crianças em ações para esclarecer a população sobre os alimentos orgânicos e difundir o consumo.

Leila considera que a falta de informação é ainda um dos desafios para o aumento do consumo, somada a dificuldades logísticas enfrentadas pelos produtores, em sua maioria pequenos, sem tantos recursos. Além de aprenderem a preparar as refeições, os participantes poderão adquirir produtos orgânicos e experimentar os diferentes pratos oferecidos na praça de alimentação a preços especiais.

“O desafio dos cozinheiros de toda praça de alimentação é fazer um prato só com o universo vegetal, algo que era só acompanhamento vira prato principal”, informa Leila. O interesse por esses alimentos é crescente, afirma ela, acrescentando que cerca de 30 mil pessoas participaram do festival no ano passado, nos três dias de evento.

Neste ano, pela primeira vez, também foi realizada uma edição de menor porte no parque paulistano Villa-Lobos. Com a expansão e sem patrocínio, Leila busca recursos para a realização do evento em 2018. Inscreveu o festival na plataforma de financiamento coletivo Catarse, com o objetivo de obter R$ 41 mil.

A edição atual vai homenagear a força das mulheres na agricultura e promoverá Rodas de Conversa sobre questões de gênero, relação entre mulheres, práticas agroecológicas no Brasil, desafios da transição agroecológica e agricultura e medicina.

Confira a programação para o próximo final de semana
Cozinha Evolutiva – chefs de diferentes restaurantes apresentam receitas com ingredientes que vão da terra ao prato, entre eles: Bel Coelho (do restaurante Clandestino), José Baratino (Eataly) e Ana Tomazzoni (Slow Food).

Território da Criança – os pequenos poderão acompanhar aulas práticas e serão promovidas também rodas de conversa com as famílias, que terão a participação de educadores, cozinheiros e nutricionistas e vão abordar a alimentação infantil. Além disso, será apresentado um show com musical baseado nas canções do CD “Brasileirinhos – Música Para os Bichos do Brasil”.

Espaço Bem-Estar – o público poderá participar de atividades terapêuticas como massagem e aula de ioga, também de palestras e conversas sobre temas ligados à saúde. A ação tem o apoio do Núcleo de Yoga Shivalaya e Shri Vivek Yoga Brasil.

Feira de Gastronomia – serão oferecidos a preços populares vários pratos como baião de dois com farofa de banana da terra e chips de batata doce, de sobremesa brownie de chocolate do restaurante Maha Mantra; yaksoba vegetariano com shitake e banana caramelizada da Oficina D’Orgânico; burritos e ceviche de palmito do Lanche&Co, poke de cogumelos e pancs (plantas alimentícias não convencionais) do Ssimplesmente.

Feira de produtos orgânicos – com a participação de fornecedores de diferentes partes do país, como Engenho da Terra, Fazenda Tamanduá, Acqualive, Korin, Surya, Ponto Verde Orgânico, Sitio Boa Terra, Emporio Organicamente.

MeuCardápio
8º Festival de Gastronomia Orgânica

Quando: 20,21 e 22 de outubro
Horário: 9h30 às 18 horas
Onde: Parque da Água Branca – Avenida Francisco Matarazzo 455
Ingresso: entrada franca, mas aulas e palestras terão número limitado de participantes. Chegar uma hora antes para fazer a inscrição.
Programação: é extensa. Melhor conferir no site do Festival de Gastronomia Orgânica