Tempo de cozimento: batata doce

Ficar de olho no relógio preserva nutrientes e a consistência de legumes e verduras, ajudando a melhorar o sabor da comida

Foto da matéria Tempo de cozimento: batata doce

Queridinha dos alimentos de quem pratica exercícios com regularidade, a batata doce é uma boa alternativa para variar o cardápio do dia a dia no lugar de batatas, arroz, mandioca. Pode ser cozida ou assada, com ou sem casca, dependendo do gosto de cada um. Por isso, o MC indica o tempo de cozimento da batata doce.

O site consultou os minutos que os especialistas recomendam cozinhar verduras e legumes de modo a preservar os nutrientes dos alimentos, também a consistência deles. Você vai observar que se indica um intervalo de tempo, não há prazo exato. Essa variação tem a ver com a qualidade do legume ou da verdura e do tipo de preparo.

Espetar com o garfo ou com a ponta da faca ainda é o melhor método para saber se o alimento está cozido ou não. Ainda que for usar com casca, lave bem antes, usando uma escovinha reservada só para a higiene dos alimentos.

TEMPO DE COZIMENTO DA BATATA DOCE

:. Panela comum. Melhor é cortar e colocar água fria até cobrir todas os pedaços Se for para preparo salgado, acrescente 1 colher de sopa de sal a cada litro de água.
Tempo: de 15 a 25 minutos

:. No vapor. Tem panela própria para isso. Pode demorar mais, mas não precisa escorrer. Corte aos pedaços
Tempo: de 25 a 30 minutos

:. Na panela de pressão. Tem que saber fechar e abrir a panela com segurança. É um dos métodos mais rápidos. Coloque água fria que cubra os pedaços da batata doce, deixando sobrar dois dedos acima. Preste atenção que as panelas de pressão têm medida máxima e mínima de água. E, então, aproveite.
Tempo: de 6 a 8 minutos depois que o vapor começa a sair pela válvula de alívio da panela (ela roda e faz barulho)


Talvez você também goste de ler

:. No forno. Depende do tipo de corte, se aos pedaços, se em fatias largas ou finas. Se estiver inteira, com ou sem casca. Para forno aquecido a 200 graus.
Tempo: de 20 a 35 minutos (quando cortada) ou de 45 a 55 minutos (inteira com casca)

:. No micro-ondas. Melhor usar inteira e com casca, como se faz com a batata comum. Lave e deixe bem molhada. Faça furos superficiais na casca com o garfo ou ponta da faca.
Tempo: em torno de 8 minutos na potência alta

OUTRAS PITADAS

:. Variedade: a batata doce pode ter casca branca, roxa, amarela, avermelhada ou rosada. A Embrapa lista seis variedades. A cor da polpa não é necessariamente igual à da casca, podendo ser branca, creme, amarela, alaranjada (algumas de um laranja bem intenso), rosada ou roxa. O sabor muda. Portanto, experimente e descubra a variedade preferida.

:. Para descascar: faça isso sob água corrente porque a batata doce vai soltando um líquido que vai grudando nas mãos. Sobretudo a branca fica escurecida depois de descascada. Coloque logo em água.