A indústria de alimentos brasileira atinge R$1,07 trilhão em faturamento em 2022. Conforme o balanço apresentado pela Abia, associação que representa o setor, é a primeira vez que a atividade ultrapassa a marca de R$1 trilhão. Do total, 72% correspondem a vendas realizadas no mercado interno, ou R$770,9 bilhões. Os outros 28% equivalem a exportações (R$304,4 bilhões).
Com esse resultado, o faturamento da indústria de alimentos aumentou 16,6% em comparação com 2021. Parte desse crescimento está associada ao repasse para os preços finais dos aumentos de custos enfrentados pela indústria. De acordo com o presidente da Abia, João Dornellas, descontada a inflação, as vendas no mercado interno subiram 2,5%. Ele salienta que matéria-prima agrícola, embalagens e energia elétrica correspondem a 60% dos custo de produção e tiveram aumentos expressivos no ano passado.
O crescimento interno de 2022 foi puxado pelo food service (alimentação fora do lar), indicando a retomada das atividades no país depois da pandemia de covid-19.
Dados da associação indicam que, em média, a indústria produz 250 milhões de toneladas de alimentos por ano.
A expectativa para 2023 é positiva, com previsão de aumento das vendas reais entre 1,5% e 2%. Dornellas ressalta que permanecem ainda as pressões sobre custos de produção assim como as incertezas em relação à economia mundial.
VALORIZANDO A INDÚSTRIA
Aos 60 anos, que completa em 2023, a Abia decidiu lançar uma publicação, com versões impressa e digital, que busca valorizar a atividade ao abordar a história do processamento de alimentos, as boas práticas de fabricação, ingredientes e aditivos. Usa linguagem dirigida ao público em geral como forma de aproximar o consumidor da indústria.
No combate à desinformação, criou um site que esclarece questões e derruba bobagens como “não devemos consumir alimentos que tenham 5 ingredientes ou mais”.
Também trabalha para divulgar dados sobre a indústria: são 38 mil empresas, que geram 1,8 milhão de empregos formais e diretos, com investimento em 2022 de R$14,9 bilhões em pesquisa, inovação e desenvolvimento. Conforme a Abia, o Brasil é o 2º maior exportador mundial de alimentos industrializados em volume e o 5º em valor.
Só no mercado interno, a indústria abastece em torno de 300 mil pontos de vendas, entre grandes redes de supermercados e pequenos comércios.