Tempo de cozimento: couve-flor

Mais recentemente a culinária absorveu novos preparos tornando a hortaliça de preparo versátil em pratos salgados e com baixas calorias.

Tempo de cozimento da couve-flor

Houve um tempo na cozinha brasileiras que as mesas de refeição só recebiam couve-flor cozida e feita salada. Ou refogadinha em pedaços maiores. Depois veio a moda da couve-flor gratinada com queijo no forno. Mais recentemente a hortaliça, delicada e saborosa, foi redescoberta pela onda de comidas saudáveis.

Rica em fibras e proteínas, minerais e antioxidantes, a couve-flor também é versátil no preparo de pratos salgados. Em receitas como base para massa de pizza, bolinhos, purê, assados e, inclusive, como substituta para o arroz quando processada e refogada.

É o tipo de alimento que pode ser encontrado o ano inteiro no Brasil. Geralmente, se costuma usar apenas os floretes, sem as folhas e cortando as partes grossas e duras dos caules.

NA PANELA | 10 minutos aproximadamente

Corte os floretes. Espere a água ferver, coloque sal e, em seguida, os floretes de couve-flor, caso queira cozinhar antes de preparar a receita. Passados 5 minutos, espete alguns com o garfo ou a ponta da faca para verificar a textura. Cozida no ponto desejado, basta escorrer a água e usar.

A panela também é usada para fazer o ‘arroz de couve-flor’. Processe a hortaliça crua. Prepare o refogado, jogue a couve-flor e misture até ficar no ponto desejado. Questão de cinco minutos.

NO VAPOR | 5 a 15 minutos

Querendo cozinhar a couve-flor como parte do preparo, esse é o melhor método. A couve-flor não fica encharcada. Demora o tempo para a água ferver. Depois disso é rápido e tem que ficar de olho para não ficar mole demais.

NO FORNO | 20 minutos

O método mais prático. Distribua os floretes pela forma. Tempere com sal, azeite e orégano. Fica muito boa também temperada com azeite, sal e cúrcuma. Vai para o forno a 200 graus. Em torno de 20 minutos. O melhor controle continuam sendo os olhos.

NO MICRO-ONDAS

Não é o melhor jeito mas pode, lembrando que altera a textura. Fica um pouco borrachenta.

NA PRESSÃO | Não vale a pena.

Tempo demais. Além de consumo à toa de água e gás.