Tempo de cozimento do pinhão

Para comer esse bom alimento típico da região sul do Brasil, pode utilizar panela de pressão, panela comum, forno e até micro-ondas.

Tempo de cozimento do pinhão

Abril chegou e com esse mês começam as colheitas de pinhão, que se estendem até junho, sendo apreciado como comida das festas juninas no sul e sudeste do Brasil. O pinhão é um bom alimento que dá em árvores nativas chamadas araucárias. Bom de comer, mas demorado para preparar, por isso, o MeuCardápio reuniu dicas em torno do tempo de cozimento do pinhão, dependendo do método escolhido.

Além de sal, dá para colocar temperos como erva-doce ou orégano. O melhor mesmo é salgar a água do cozimento e depois de pronto, tirar a casca e comer, sem nenhum acompanhamento. Entretanto tem quem goste de usar o pinhão em receitas salgadas, como farofa, e até bolo doce.

Independentemente do método escolhido, o tempo de cozimento do pinhão nunca é inferior a 30 minutos. Dessa forma, vale a recomendação de experimentar um e, se for o caso, cozinhar mais tempo. Também é preciso lavar bem os pinhões antes de levar para a panela. Há quem recomende cortar a ponta fina do pinhão ou dar um talho nela. Isso dá trabalho e demora, alerta o MC. A opção mais prática é colocar na panela depois de lavado sem cortar a ponta.

E, a despeito do utensílio próprio para descascar, comer pinhão é, certamente, um exercício de paciência.

Na panela de pressão, a recomendação é usar 1 litro de água para cada 1 quilo de pinhão. Salgue com ¼ de xícara de sal. Feche a panela e deixe em fogo alto até a vávula de escape soltar fumaça. Reduza a chama do fogo e deixe cozinhar. Quando ficar pronto desligue o fogo e deixe a panela tampada até a pressão escapar naturalmente. Só, então, abra a tampa.

Tempo: cerca de 40 minutos.

Na panela que não é de pressão, não há referência de quantidade de água. Depois de lavar os pinhões, coloque na panela e cubra com água, de modo que eles fiquem submersos. Salgue, então. Experimente a água. Tem que ficar salgada. Caso contrário, o tempero não passará pela casca.

Tempo: cerca de 50 minutos. Aos 30 minutos, melhor conferir se está bom para consumir.

Um dos métodos mais rápidos, o forno precisa de pré-aquecimento a 180ºC. Coloque os pinhões diretamente na assadeira, sem água ou óleo. Devido à alta temperatura não será incomum alguns pinhões estourarem. Cuidado, portanto, ao abrir a porta do forno. Estará cozido quando as cascas começarem a abrir sozinhas.

Tempo: cerca de 20 a 30 minutos.

Até dá para cozinhar pinhão no micro-ondas. E rápido, em relação aos demais métodos de conzimento. Mas a trabalheira talvez não valha a pena. Não dá para colocar com casca porque os pinhões podem explodir e fazer sujeira. É preciso descascar um por um. Contudo, para quem quer usar o micro-ondas, saiba que deve descascar, colocar em recipiente com água e pouco sal.

Tempo: de 8 a 10 minutos, checando para evitar o ressecamento.