Tempo de cozimento: abóbora

Versátil, funciona para pratos salgados e doces, e tem muita variedade como moranga, cabotiá (japonesa), paulista, baianinha, seca

tempo de cozimento de abóbora

Comer abóbora é bom e faz bem ao corpo. A cor alaranjada do interior significa vitamina A, que nosso corpo não fabrica, e portanto, dependemos de alimentos, como a abóbora. Tem também carboidrato. Versátil, funciona para pratos salgados e doces, basta escolher a variedade como moranga, cabotiá (japonesa), paulista, baianinha, seca. Em comum todas têm casca dura e grossa, que desanimam o cozinheiro mais apressado. A opção é comprar já descascada na feira ou no mercado e saber que terá que usar em poucos dias, porque estraga rápido.

NA PANELA

Cortada aos pedaços pode ser cozida em água, antes do preparo.
Tempo : leva de 20 a 25 minutos para ficar pronta se for a abóbora do tipo japonesa (também chamada cabotiá, que tem a casca verde bem escura).

NO VAPOR

Demora um pouco mais. Tem panela própria para isso. Pode demorar mais, mas não precisa escorrer. Corte aos pedaços.
Tempo : variando de 25 a 30 minutos.


Talvez você também goste de ler

NA PRESSÃO

É o método mais rápido. Basta saber fechar e abrir a panela com segurança. Coloque água fria que cubra os pedaços da abóbora, deixando sobrar dois dedos acima. Preste atenção que as panelas de pressão têm medida máxima e mínima de água. E, então, aproveite.
Tempo: de 3 a 5 minutos após fervura (quando o vapor começa a escapar da vávula).

NO MICRO-ONDAS

Não é o melhor método porque altera um pouco a textura, mas, dá para fazer. Corte a abóbora pela metade e, depois, coloque as partes cortadas para baixo numa tigela o prato.
Tempo : 15 minutos em potência alta.

NO FORNO

Um jeito fácil de fazer, contudo, é o método mais demorado.
Tempo : de 45 a 60 minutos em temperatura a 200º. Antes corte a abóbora em duas partes e coloque as metades com a casca voltada para cima (isso facilita a manusear a abóbora depois de assada).
Tempo : de 35 a 40 minutos em temperatura a 250º. Se quiser, corte a abóbora em pedaços. Assim ajuda a agilizar o cozimento.

COMO DESCASCAR

Se tem vontade de comprar a abóbora inteira, que não seja a moranga para servir com camarão, tem que estar disposto ou disposta a fazer sujeira. Dá para descascar na faca, que deve estar bem afiada. Entretanto, se não tiver habilidade com a faca e pretende conservar inteiros os dedos da mão, uma opção bem mais prática é usar o descascador de legumes (aquele com cabo de madeira) como faz o pessoal das feiras. Vai descascando aos poucos. Dessa forma, pode demorar mais que a na faca, mas, pelo menos, a abóbora não ficará ensanguentada.

TEMPO NA GELADEIRA

Abóbora assada ou cozida dura até 5 dias em geladeira.
Crua, lavada e cortada não passa de 4 dias em geladeira.

COMO COMPRAR

Inteira: escolha aquelas com casca sem brilho. “Casca com brilho indica que os frutos foram colhidos muito novos, não amadureceram totalmente e são de menor qualidade quando comparados aos frutos totalmente maduros”, conforme ensina a Embrapa.

Aos pedaços: só compre aqueles pacotes que estejam refrigerados e sem apresentar água dentro da embalagem. Na feira, estará sem refrigeração, portanto, só compre na banca de sua confiança, que cortou no dia.

IDEIAS DE COMO USAR

Em pratos salgados, dá para fazer purês (para comer com peixe empanado, por exemplo).

Como sopa : acrescente um pouco de gengibre e creme de leite para variar.

Como recheio de tortas e massas.

Assada pode servir de acompanhamento ou em saladas de inverno.

HALLOWEEN

Nos Estados Unidos, tem a variedade jack-o’-lantern, abóbora específica para ser esculpida e usada como enfeite no Dia das Bruxas (Halloween, em língua inglesa). Sem muita polpa e de base reta para facilitar a decoração. Não serve para cozinhar.

Mesmo que usar a moranga, o tipo mais próximo no mercado brasileiro, os especialistas não recomendam empregar o enfeite em preparações depois de passada a festa. Pode haver risco de contaminação.

CURIOSIDADE

Conforme pesquisa da NFR, a entidade que representa o varejo americano, 147 milhões de americanos (65% da população) pretendem celebrar o Halloween de alguma forma.

Desses, cerca de 65 milhões afirmam que uma das celebrações será esculpir abóbora. Se cada um comprar uma, geralmente usam mais, são 65 milhões de abóboras usadas em apenas um dia.


Essa reportagem foi originalmente publicada em 09 de agosto de 2018. Mas foi atualizada em 21/10/2021