Seleção de Idioma

Sexta-feira, 24 de Maio de 2019

NOTÍCIAS

Redação - 06/01/2017

França aumenta consumo de orgânicos

Frutas, verduras e legumes bio (biô, em francês) representam de 4 a 5% do faturamento do setor agrícola naquele país.

Atualmente, produtos agrícolas orgânicos, como frutas, verduras e legumes, representam de 4 a 5% do faturamento do setor agrícola na França, estimado em 16,5 bilhões de euros, segundo dados apresentados pela Interfel, associação dos produtores, em evento realizado em São Paulo, em dezembro, visando estimular as exportações francesas para o Brasil. Os produtos bio (pronuncia-se biô) como são chamados na França têm crescido 20% ao ano.



A França produz 3,5 milhões de toneladas por ano de vegetais e 2,5 milhões de toneladas por ano de frutas. O principal produto cultivado na área de frutas são as maçãs, que representam 58% do volume produzido, informa a entidade setorial. Para o Brasil, além de queijos e maçãs, os franceses têm interesse em vender kiwi e damascos. A produção francesa de kiwi alcança 60 mil toneladas por ano, sendo que 10% correspondem aos produtos orgânicos.

A produção de damascos é ainda maior, de 160 mil toneladas por ano, a maior da Europa, sendo produzidas 40 variedades diferentes do fruto. Desse total, 29% dão da espécie Bergeron, e 400 toneladas são bio.