Tempo de cozimento: batatas

Ficar de olho no relógio preserva nutrientes e a consistência de legumes e verduras, ajudando a melhorar o sabor da comida.

Para quem não tem muita experiência em cozinhar, é terrível se deparar com aquelas receitas que simplesmente indicam ‘cozinhe a batata’, sem dizer por quanto tempo e qual o ponto ideal para aquela preparação. Em geral, cozinhar significa colocar o alimento dentro da água, deixar ferver e de vez em quando espetar o garfo ou a faca para saber se está pronto.

Dependendo da experiência, ou da pressa, o alimento pode ficar duro ou muito mole. E o que é pior, perder o valor nutritivo. Saiba o correto tempo de cozimento: batatas.

Por isso, o MC Dicas estréia a série Tempo de Cozimento, indicando os minutos que os especialistas recomendam cozinhar verduras e legumes para preservar os nutrientes dos alimentos, também a consistência deles.

Você vai observar que se recomenda um intervalo de tempo, não há prazo exato. Essa variação tem a ver com a qualidade do legume ou da verdura, se faz tempo que foi colhido ou é recente, entre outras variáveis.

O tempo também varia em função do método de cozimento: na panela com água em ebulição, no vapor ou na panela de pressão.

A série Tempo de Cozimento começa justamente pelas batatas, que aceitam um quarto método de cozimento: o microondas.

Direto na água em panela comum. Espere a água ferver e coloque as batatas descascadas e cortadas.
Tempo: de 25 a 35 minutos.

No vapor. Tem panela própria para isso. Demora mais, mas não precisa escorrer. Batatas descascadas e cortadas
Tempo: de 30 a 40 minutos.

Direto na água em panela de pressão. Tem que saber fechar e abrir a panela com segurança. É um dos métodos mais rápidos para batatas sem casca e cortadas.
Tempo: de 10 a 15 minutos.

No microondas. Use a batata inteira com casca, mas lave antes. Fure a casca e molhe bem as batatas. Se for descascá-las depois de cozidas, cuidado, porque as batatas saem pelando.
Tempo: de 8 a 10 minutos, em potência alta.

DÚVIDAS

  • Quantidade de água: as batatas sem casca e cortadas têm que boiar na panela.
  • Sal: se for ferver a água, deixe entrar em ebulição para depois colocar o sal. Porque água salgada demora mais para ferver. Se colocar o sal antes não tem problema.
  • Quantidade de sal: melhor método continua sendo a experimentação. Coloque sal na água e prove. Se a água estiver salgada, dilua com mais água. Se precisar, coloque mais sal, acrescentando aos poucos
  • Congelar batata cozida: não; porque ao descongelar vai virar uma bela de uma papa.

Leia também: NÃO COMA PARTES VERDES DAS BATATAS