Tempo de cozimento: mandioca

Ficar de olho no relógio preserva nutrientes e a consistência de legumes e verduras, ajudando a melhorar o sabor da comida

Parato com mandioca cozida e aos pedaços

Saborosa, a mandioca também é bastante versátil, sendo ingrediente de diferentes pratos salgados e doces. A série Tempo de Cozimento do MC indica os minutos que os especialistas recomendam cozinhar verduras e legumes para preservar os nutrientes dos alimentos, também a consistência deles. Você vai observar que se recomenda um intervalo de tempo, não há prazo exato. Essa variação tem a ver com a qualidade do legume ou da verdura que se vai preparar, se faz tempo que foi colhido ou se é recente, entre outras variáveis.

O tempo também varia em função do método de cozimento: na panela com água em ebulição, no vapor ou na panela de pressão. No caso da mandioca (ou macaxeira, como é conhecida em diversas regiões do Brasil), é preciso descascar e cortar em pedaços antes de cozinhar.

Panela comum. Para um quilo de mandioca, a recomendação é cozinhar em dois litros de água. Se for para preparo salgado, acrescente 2 colheres de sopa de sal.
Tempo: de 15 a 20 minutos

No vapor. Tem panela própria para isso. Pode demorar mais, mas não precisa escorrer.
Tempo: em torno de 20 minutos

Na panela de pressão. Tem que saber fechar e abrir a panela com segurança. É um dos métodos mais rápidos. Água que cubra os pedaços da mandioca, deixando sobrar dois dedos acima. Preste atenção que as panelas de pressão têm medida máxima e mínima de água.
Tempo: em torno de 10 minutos depois que o vapor começa a sair pela válvula de alívio da panela (ela roda e faz barulho)

OUTRAS PITADAS

  • Descascar a mandioca: é a parte mais chata. A internet está repleta de técnicas que prometem facilidade e não são lá muito eficazes. Se tiver um fornecedor de confiança, compre já descascada, vai facilitar muito. Mas tem que usar logo.
  • Comprou e não sabe quando vai usar? Descasque, corte em pedaços e coloque crua mesmo na água numa vasilha tampada ou em saco plástico. Dura uma semana na geladeira e até três meses no freezer.
  • Dá para congelar mandioca cozida? Melhor não. Vira uma papa não muito apetitosa no processo de descongelamento