Criada em 2015, a foodtech chilena NotCo capta US$235 milhões para investir em expansão em nova rodada de financiamento, a quarta desde que foi fundada. A série D de investimentos foi liderada pelo fundo Tiger Global.
Mas atraiu outros investidores como o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton, o tenista Roger Federer e o músico e DJ Questlove.
Conforme comunicado da empresa ao mercado, até agora, a NotCo levantou cerca de US$350 milhões. Vai empregar os novos recursos para investir em expansão no mercado da América do Norte e acelerar os planos para lançar a marca na Europa e na Ásia, diz.
Estreou nos Estados Unidos há sete meses. Além do Chile, tem operações em Brasil, Argentina, Colômbia e México. Até o momento, soma 6 mil pontos de venda de varejo.
Assim, com o aporte de julho, o valor da empresa subiu para US$1,5 bilhão. É a primeira unicórnio do setor de alimentos.
PLANT-BASED
Desde que foi lançada já lançou o NotMilk, o NotBurger, o NotMeat, o NotIceCream e o NotMayo. Todos produtos à base de plantas, sem emprego de proteína animal.
O motor para inovação em alimentos da NotCo são técnicas de inteligência artificial em um modelo patenteado pela empresa, batizado de Giuseppe.
A partir de um poderoso banco de dados de ingredientes o Giuseppe avalia como combinar ingredientes vegetais de maneira a criar réplicas de alimentos de origem animal.
Como em outras iniciativas de mercado, a intenção é criar reproduções com o mesmo sabor, textura e cor do alimento original.
Talvez você também goste de ler
- Pepsico terá snack e bebida plant-based
- Jasmine estreia no mercado de carne vegetal
- Pão de Açúcar expande linha plant-based
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
De uma inesperada combinação de fibras de chicória, suco de abacaxi e repolho na composição nasce o NotMilk, vendido em versão integral, semi e com chocolate.
Ou de grão-de-bico e acerola misturados surge uma opção de maionese sem ovos e sem colesterol. Com opção de sabor original e outra com alho.