Pepsico terá snack e bebida plant-based

A produção ficará a cargo da The Planet Partnership, joint venture criada pela dona da Elma Chips e Pepsi em conjunto com a Beyond Meat.

Pepsico terá snack e bebida plant-based

A Pepsico terá snacks e bebidas plant-based, que são aqueles ingredientes que substituem a proteína animal. Conforme o anúncio, o acordo envolve a formação de uma joint venture com a Beyond Meat que já disputa esse mercado com uma linha que inclui almôndegas e hambúrgueres. Juntas criaram a The Planet Partnership, que fará a produção dos novos produtos.

As empresas não deram detalhes do acordo, como o valor envolvido na transação. De acordo com a Pepsico, uma das maiores companhia de alimentos e bebidas do mundo, a intenção é desenvolver, produzir e comercializar “lanches e bebidas inovadores feitos de proteínas vegetais”, com a tecnologia da Beyond Meat.

“As proteínas de origem vegetal representam uma excelente oportunidade de crescimento para nós, uma nova fronteira em nossos esforços para construir um sistema alimentar mais sustentável e ser uma força positiva para as pessoas e o planeta, atendendo à demanda dos consumidores por um portfólio expandido de produtos mais nutritivos, “declarou em comunicado ao mercado Ram Krishnan, diretor comercial global da PepsiCo.

Projeções de pesquisas internacionais apontam que o mercado global plant-based poderá ultrapassar os US$35 bilhões entre 2025 e 2027, mantida a velocidade atual de expansão.

SUBSTITUTOS VEGETAIS NO BRASIL

Não no mesmo ritmo que mercados desenvolvidos, também o Brasil experimenta diversos lançamentos. Uma das mais antigas do segmento é a Superbom, especializada em produtos que não usam proteínas de origem animal.

Outras são foodtechs como a Fazenda do Futuro e a The Butcher. No final de 2019, a Seara estreou no segmento com a linha Incrível, com hamburguer imitando carne, postas de bacalhau, isca de peixe, almôndega, desfiado similar a pernil, salsicha vegetal, entre outros.

Mais recentemente, no ano passado, a Jasmine lançou o hamburger vegetariano, como já havia feito a Sadia com a linha Veg&Tal.

Em outubro foi a vez de a Caldo Bom lançar sua linha vegana de pratos semi-prontos. São misturas para concluir em casa, como almôndegas, hambúrguer com sabor carne, hambúrguer com sabor de frango e quibe.