Consumo de vinho no Brasil aumenta em 2020

Pesquisas sugerem alta de 18% a 30% atribuída ao tempo de confinamento por causa da covid-19.

Consumo de vinho no Brasil aumenta em 2020

Ficar mais tempo em casa como medida de segurança contra a covid-19 levou os brasileiros a beber mais vinho. Conforme sondagem da plataforma CupomValido.com.br, o consumo de vinho no Brasil aumentou 30%.

“Em média foi consumido 2,78 litros de vinho per capita”, afirma comunicado da plataforma distribuído à imprensa. A empresa toma como referência dados obtidos em Abras, Ideal e Statista.

Por esse cálculo, o consumo de vinho no Brasil atingiu 501 milhões de litros em 2020, contra 383 milhões no ano anterior contabilizados em 2019.

Para a CupomValido.com.br, o aumento de 30% representa um recorde para o país.

DADOS DA OIV

As projeções da Organisation Internationale de la Vigne et du Vin (OIV) mostram que o consumo de vinho no Brasil alcançou 430 milhões de litros em 2020. Esse volume corresponderia a alta de 18,4% em relação ao ano anterior.

Reconhecida de autoridade em vinho, a entidade reviu os dados de 2019. O consumo brasileiro foi revisto para 360 milhões de litros (o dado anterior era de 330 milhões em 2019).

No mundo, o consumo de vinho global não acompanhou o desempenho. Conforme a OIV, o consumo global em 2020 atingiu 23,4 bilhões de litros, queda de 3% sobre o ano passado.

Já a produção global teve variação positiva discreta. Subiu 1%, para 26 bilhões de litros em 2020. No Brasil, a produção subiu 15% para 220 milhões de litros de vinho no período.

A diferença entre produção e consumo é compensada pelas importações.

VINHOS MAIS VENDIDOS

Conforme a sondagem da plataforma CupomValido.com.br, o vinho tinto é o preferido dos brasileiros, com 55% da preferência.

Em segundo lugar, aparece o vinho branco (25%); e o rosé fica em terceiro lugar entre os brasileiros, com 20% do total.

No caso do vinho tinto, o tipo preferido são os de uva Malbec, em seguida Cabernet Sauvignon e Merlot.

Para os vinhos do tipo branco, a primeira opção são as uvas Chardonnay. Depois, Sauvignon Blanc e Moscato.

Ainda de acordo com a pesquisa, os rótulos nacionais correspondem a 69% do consumo total. A alta do dólar explica a queda no consumo de vinhos importados em comparação com o ano anterior, afirma a CupomValido.com.br.

A sondagem trata também da origem do vinho importado consumido no Brasil. Em primeiro lugar, figuram os rótulos do Chile (42%). “Seguido por vinhos importados da Argentina e Portugal, com 16% e 15%, respectivamente”, informa a plataforma no comunicado de imprensa.