Cozinha sem desperdício: trend em 2019

O conceito está entre as três tendências mais fortes para o ano apontadas por chefs de restaurantes americanos em pesquisa da American Culinary Federation

Consta entre as três principais tendências apontadas por chefs de restaurantes americanos para 2019, a inusitada cozinha sem desperdício. A pesquisa com eles é feita anualmente pela American Culinary Federation e os resultados publicados como What’s Hot. Como o movimento que começa por lá acaba desembarcando também no mercado brasileiro é recomendado que restaurantes e cozinhas locais, inclusive as caseiras, fiquem de olho nessa boa trend.

O barômetro das tendências de alimentos e bebidas dos Estados Unidos ouviu 650 chefs profissionais que participam da associação. A culinária com zero desperdício aparece em terceiro lugar na lista de tendências gerais deste ano. No primeiro e segundo lugares quase 80% dos chefs apontam a infusão à base de cannabis, tanto no preparo de bebidas, como de pratos em experiências gastronômicas.

De acordo com a federação, a culinária com zero desperdício exige que os chefs e donos de restaurantes reduzam a quantidade de resíduos alimentares gerados durante a preparação dos itens do cardápio de modo a evitar que sejam descartados e acabem em aterros sanitários.


Talvez você também goste de ler

Os profissionais disseram que se trata de uma meta possível de ser alcançada, incorporando no preparo alimentos que estejam bons para o consumo mas que estão com aparência ‘feia’, e que hoje são descartados, ou enviando os restos que sobram nos pratos para compostagem, entre outras ações.

“A culinária zero de resíduos é um sinal dos tempos”, declarou em comunicado ao mercado Hudson Riehle, vice-presidente sênior de pesquisa da American Culinary Federation. Na avaliação deles, os clientes das gerações Y e Z valorizam ações de sustentabilidade, assim como são boas para os negócios. “Não só é mais rentável, como cria fidelidade à marca e ajuda a proteger o planeta. É uma grande vitória para todos”, completa o executivo.

RECICLAGEM CASEIRA

Em casa, a cozinha sem desperdício é aspiração atemporal. O exemplo clássico de reciclagem na cozinha é a sobra de arroz virar bolinho, frito ou assado. Também pode se transformar em arroz de forno, combinado com ovos cozidos, ervilhas e creme de leite para gratinar. Mas tem outros truques para reciclar as sobras intocadas de refeições em pratos atraentes. Os reciclados não precisam ser feios ou desleixados.

A carne que sobrou na grelha do churrasco pode ser reprocessada no dia seguinte como bolinhos. Basta colocar os pedaços no processador ou liquidificador e acrescentar batata cozida e amassada, óleo para hidratar a massa e muitos temperos. Molda no formato que quiser e põe para assar.

Depois de bem lavada, a casca do abacaxi fervida com água dá um bom chá, servido gelado nos dias quentes ou para esquentar no inverno. O feijão de ontem é o tutu de amanhã servido com bisteca e couve. A lista pode ser grande. Exige apenas um pouco de imaginação.