Alimentos terão menos sódio

Indústria e governo firmam acordo para nova fase de redução do sal nos produtos industrializados, e estudam medidas similares para conter consumo de açúcar.

A Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação) e o Ministério da Saúde firmaram, na terça-feira, 13 de junho, um novo acordo visando à retirada voluntária de sódio dos alimentos industrializados, que valerá até 2022. Pelos dados do ministério, desde a primeira etapa desse processo, que teve início em 2011, já foram eliminadas 17 mil toneladas de sódio, presente no sal, e o objetivo é retirar da composição dos alimentos um total de 28,5 mil toneladas nessa nova fase.

Pelo acordo atual, a primeira categoria a trabalhar nessa nova etapa de redução será a de pães, bisnaguinhas e massas instantâneas. Em 2011, quatro fatias de pão por dia supriam cerca de 40% da quantidade diária recomendada (796mg); em 2016 passou para 22% (450mg); e em 2020 deverá chegar a 20% (400mg).

O excesso de sal implica riscos de doenças crônicas como hipertensão e obesidade.

AVANÇOS ANTERIORES

A maior redução no teor de sódio aconteceu na categoria de sopas. Houve queda de 65,15% em misturas para sopas, de 300,3mg para 115,5mg por 100g de alimento.
Nas sopas instantâneas houve redução de 49,14% passando de 339,4mg para 170mg por 100 g.

As linguiças cozidas a temperatura ambiente tiveram redução de 15,6% no teor de sódio. Nas linguiças frescal, a redução foi de 10,5% e 9,4%, em linguiça cozida resfriada. Produtos lácteos como queijos e requeijões também retiraram 23,1% e 20,4% respectivamente.

ACABAR COM REFIL DE REFRIGERANTE

Uma das próximas metas do ministério para reduzir o consumo de sal e açúcar é acabar com a venda de refil de refrigerantes. De acordo com a Agência Brasil, o ministério informa que há pelo menos 1 mil lojas de fast food e outras redes de restaurantes que oferecem refil aos clientes, motivo para um aumento de 30% no consumo quando se compra o refil. O ministério tenta negociar um acordo com o setor.

CANAL CIDADÃO

O ministério também lançou na terça-feira o Portal Saúde Brasil, que reunirá conteúdos, serviços e apoio de especialistas com dicas para estimular hábitos mais saudáveis, abordando quatro vertentes: “Eu quero parar de fumar”, “Eu quero ter um peso saudável”, “Eu quero me exercitar” e “Eu quero me alimentar melhor”.