Conheça o tempo de cozimento da vagem

Aproveite a temporada de oferta farta até dezembro e experimente, porque nem todas as variedades têm o chato fiapo externo que deve ser removido.

Conheça o tempo de cozimento da vagem

Embora seja encontrada o ano inteiro no Brasil, o momento de aproveitar a temporada de oferta farta de vagem se estende de agosto até dezembro. Por isso, o MeuCardápio facilita o trabalho ao mostrar o tempo de cozimento da vagem. Há muita gente que torce o nariz para o legume por causa do fiapo comprido externo preso nas laterais. Como nem sempre dá para tirar tudo, o que sobra, incomoda.

Porém, o fiapo só está presente em apenas uma variedade de vagem, e também a mais consumida. Só na vagem manteiga. As demais, vagem macarrão e vagem holandesa, não têm o fiapo. Dessa forma, se não quiser ter trabalho de tirar o fio, fuja da vagem manteiga.

De resto, o preparo é igual para todas. Corte as pontas. No caso da vagem holandesa, nem é preciso de faca. Dá para quebrar as pontas com a mão. Depois é só lavar.

Como qualquer outro alimento, o tempo de cozimento da vagem depende do método empregado: na panela com água em ebulição, no vapor, na panela de pressão, no micro-ondas e no forno.

Geralmente, se recomenda um intervalo de tempo. Assim, não há prazo exato. A variação tem a ver com a qualidade do alimento, entre outras variáveis.

Tome como referência

Direto na água em panela comum. Espere a água ferver; salgue se quiser; e só então coloque a vagem.
Tempo: de 6 a 8 minutos.

No vapor. Tem panela própria para isso. É a melhor opção. Porque é rápida e não encharca a vagem.
Tempo: de 5 a 7 minutos.

Na panela de pressão. Não vale o trabalho, porque não acelera tanto assim o cozimento. Coloque a água e a vagem. Comece a contar o tempo quando sair fumaça da válvula de escape da panela.
Tempo: de 4 a 6 minutos.

No micro-ondas. Coloque a vagem em recipiente com pouca água, tipo duas a três colheres de sopa. Cubra a travessa com filme plástico, fazendo furos para deixar sair o vapor.
Tempo: de 3 a 4 minutos, em potência alta. Pode ressecar.

No forno. Dessa forma, o melhor é já preparar o prato diretamente na forma, com temperos, azeite e eventuais acompanhamentos. Desse modo, não precisa cobrir.
Tempo: de 12 a 15 minutos.

DÚVIDAS

Sal. Se for ferver a água, deixe entrar em ebulição para depois colocar o sal. Só porque água salgada demora mais para ferver. Então, se colocar o sal antes, não tem problema.

Cortar ou não. Melhor deixar a vagem inteira para cozinhar. Preserva, assim, os nutrientes e os grãos não se perdem na panela.

Para descongelar. Use água fervente com sal. Ou utilize o produto congelado diretamente no preparo.

Combina. Com alho, cenoura, tomate-cereja, cebola, abobrinha, batata, oleaginosas (nozes ou castanhas).

Para comprar. Escolha as de cor uniforme, sem pontos preto. Dura até sete dias em geladeira.