Piracanjuba lança manteiga com flor de sal

Marca indica novo produto para nicho goumert, como ingrediente no preparo de pratos para acrescentar sabor e textura por causa dos cristais.

Piracanjuba lança manteiga com flor de sal

A Pirancajuba lança manteiga com flor de sal com a qual passa a disputar mercado com produtos quase sempre importados da França. Em pote de 200 gramas, a venda do novo item da linha da marca teve início em setembro. A marca destina o produto ao mercado gourmet. A intenção é acrescentar sabor e textura por causa dos cristais de sal.

Conforme o fabricante, a manteiga combina apenas três ingredientes. Usa creme de leite batido “por diversas vezes até que atinja a textura cremosa e delicada”, descreve a marca. A flor de sal tem como função realçar o sabor da manteiga. Corante natural, o urucum entra na composição para dar a cor característica da manteiga, explica a Piracanjuba em comunicado ao mercado.

POR QUE CHAMA FLOR DE SAL

A empresa descreve a flor de sal como delicados cristais que se formam na superfície da água do mar. A crosta fina aparece Conforme a água do mar evapora, delicadas crostas de sal se formam na superfície do reservatório. É recolhida pelos operários da salina com peneiras. Depois, depositadas em grandes bandejas quadradas para secarem ao sol. E só então são embalados.

Não há refinamento de espécie alguma nesse processo. Também não contém produtos químicos. Corresponde, assim, a uma fração muito pequena da produção de sal marinho. Pela delicadeza desses cristais, a flor de sal é indicada para finalização de pratos requintados.

No Brasil, apenas o Rio Grande do Norte produz flor de sal. “Muito sol, brisa suave e baixa umidade formam as condições climáticas ideais para a precipitação da flor de sal”, na costa potiguar,descreve o Sebrae.

Apenas outro lugar no mundo produz flor de sal. Na cidade de Guérande, ao sul da França, que ainda emprega métodos de produção milenares. Conforme a agência de turismo francês, em 2012, o ‘sal de Guérande’ e a ‘flor de sal de Guérande’ obtiveram Indicação Geográfica Protegida” (IGP) que garante a origem e a qualidade do produto.