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Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019

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Redação - 09/01/2017

Fique de olho nos rótulos

Entenda as informações para escolher os produtos adequados para a família.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  tem uma cartilha para ajudar a entender os rótulos dos alimentos.  A começar pela lista de ingredientes, que são citados de acordo com as quantidades utilizadas no produto, ou seja, o que aparece primeiro é o encontrado em maior quantidade.  O prazo de fabricação e validade e o lote também precisam ser observados. No prazo de validade deve constar o dia e o mês quando for de até três meses, e mês e ano para produtos com validade superior a esse prazo. O lote é importante caso o produto apresente algum problema e seja necessária uma análise ou mesmo a retirada do produto do mercado. As informações nutricionais são obrigatórias e o percentual de valores diários (%VD) indica quanto à porção estipulada no rótulo apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta básica de 2000 calorias.

O valor energético é a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, proteínas e gorduras totais, nos rótulos são informados em quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ),  1 kcal equivale a 4,2 kJ.   A Anvisa recomenda que se procure consumir alimentos com alto %VD de fibras alimentares e evite os que apresentam elevado %VD em sódio, gorduras saturadas e gordura trans.

Carboidratos: têm como principal função fornecer energia para as células do corpo;

Proteínas: são necessárias para construção e manutenção dos nossos órgãos, tecidos e células;

Gorduras totais: são a soma de todos os tipos de gorduras encontradas no alimento, são as principais fontes de energia do corpo e auxiliam na absorção das vitaminas A,D,E e K;

Gorduras Saturadas: presentes em alimentos de origem animal, o consumo em grande quantidade pode aumentar o risco de doenças do coração;

Gorduras Trans ou Ácidos Graxos Trans: não é necessária ao organismo não devendo ser consumidas mais do que 2 gramas de gordura trans por dia. O nome trans se deve ao tipo de ligações químicas que esse tipo de gordura apresenta;

Fibra Alimentar: presente em  alimentos de origem vegetal, sua ingestão auxilia no funcionamento do intestino.

Cada um desses nutrientes apresenta um valor diferente para se calcular o VD. Valores diários de referencia para uma dieta de 2000 kcal/8.400 por dia

Carboidratos – 300g

 Proteínas – 75g

Gorduras Totais – 55g

Gorduras Saturadas – 22g

Fibra Alimentar – 25g

Sódio – 2400mg de referencia para uma dieta de 2000 kcal/8.400 por dia

Carboidratos – 300g

Proteínas – 75g

Gorduras Totais – 55g

Gorduras Saturadas – 22g

Fibra Alimentar – 25g

Sódio – 2400mg