Usina capta gás carbônico para produzir alimentos

Sistema desenvolvido na Suíça prevê reduzir as emissões e diminuir a dependência da indústria por combustíveis fósseis.

A empresa suíça Climeworks inaugurou em maio último uma usina comercial que captura gás carbônico da atmosfera para vender. O sistema AirCat Air Capture (DAC) filtra o dióxido de carbono do ar. De acordo com a empresa, a usina fornecerá 900 toneladas de CO2 por ano destinadas ao cultivo de vegetais em uma estufa instalada nas proximidades.

A usina está instalada no telhado de uma unidade que faz a recuperação de resíduos na cidade de Hinwill, operada pelo município. O fornecimento é contínuo através de um gasoduto subterrâneo que abastece a estufa de 400 metros, operada pela empresa Gebrüder Meier Primanatura AG, e auxilia no cultivo de vegetais como tomates e pepinos.

Durante o processo de captura, o gás carbônico é depositado quimicamente na superfície de um filtro. Quando o filtro fica saturado é isolado a uma temperatura de 100ºC, capturado puro pode ser vendido a clientes da agricultura comercial, indústrias de alimentos e bebidas, setor de energia e indústria automotiva.

O CO2 captado pode ser usado para carbonatar bebidas ou produzir combustíveis climatogênicos e outros materiais.

“As tecnologias de emissão negativa altamente escaláveis são cruciais se quisermos permanecer abaixo da meta de dois anos da comunidade internacional”, diz Christoph Gebald, co-fundador e diretor-gerente da Climeworks em comunicado ao mercado. “Estamos trabalhando arduamente para atingir o objetivo de filtrar 1% das emissões globais de CO2 até 2025. Para conseguir isso, estimamos que cerca de 250 mil plantas DAC como aquela em Hinwil são necessárias.”

Capturar o CO2 localmente para usos industriais reduz as emissões na indústria e dimini a dependência por combustíveis fósseis. Em comparação com outras tecnologias de captura de carbono, a empresa diz que a da Climeworks tem a vantagem de poder ser instalada na maioria dos lugares.

A empresa informa que deverá lançar dois projetos-piloto comerciais adicionais em mercados-chave.