Proteste orienta compra de alimentos

Com o fim da greve dos caminhoneiros, abastecimento e preços devem se normalizar em alguns dias, mas consumidor precisa redobrar os cuidados na escolha dos produtos

A greve dos caminhoneiros deflagrada em todo o Brasil provocou alta de preços e desabastecimento em feiras e supermercados. Mesmo com a volta dos motoristas de caminhão ao trabalho, a situação deve demorar um tempo para se normalizar, com alguns produtos ainda apresentando preços mais elevados do que antes da paralisação e falta de outros. Diante desse cenário, a Proteste (Associação de Defesa do Consumidor) recomenda cuidado redobrado na hora da compra.

CARNES BOVINAS
.: Verificar as condições de higiene e refrigeração das gôndolas, o estado das embalagens e, sobretudo, a cor dos cortes. Gelo na embalagem pode indicar falha no armazenamento devido ao descongelamento prévio do produto.

.: Consulte as informações de origem da carne, como numeração do Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou inspeção estadual. Os dados de validade e de produção devem estar legíveis.

.: Confira se não há abertura nas embalagens que permita a entrada de ar.

.: Verifique se há furos na carne que indicariam que tenha sido injetada água ou salmoura

.: A cor deve ser vermelha brilhante ou marrom, no caso das carnes maturadas. A gordura deve ser branca ou amarela clara

.: Fique longe de carnes com tons esverdeados ou odores não característicos

TUBÉRCULOS (BATATA / CENOURA / MANDIOCA)
.: Prefira as raízes com casca ìntegra e consistência firme. Se for possível, sem qualquer rachadura ou picadas de inseto.

.: Evite as raízes que apresentam manchas esverdeadas ou casca murcha e muito enrugada

FRUTAS

.: Dê prioridade às mais limpas e consistentes. Não há problema se houver manchinhas ou pintas. Mas, evite os frutos murchos, amassados ou com buracos e outros sinais de deterioração

.: No caso de bananas, por exemplo, as manchas marrons indicam que estão macias e quando estão inteiramente escuras, estão maduras demais para o consumo, mas podem ser cozidas para o preparo de bolo, tortas e doces.

FLORES (COUVE-FLOR /BRÓCOLIS)
.: Escolha os maços nos quais as flores estejam firmes, compactas e limpas, sem marcas de insetos

VERDURAS (ALFACE / ESCAROLA / ESPINAFRE)
.: Escolha as que têm folhas íntegras e viçosas, limpas, com poucas manchas e sem sinais de insetos. Evite as murchas, desidratadas, amarronzadas ou amareladas

DICAS DE CONSUMO
.: Compre somente a quantidade que vai consumir

.: Reaproveite o que seria jogado fora como cascas, talos e algumas sementes, pois, elas são ricas em fibras e podem ser usadas no preparo de doces e outros pratos.