Como escolher maracujá na feira

E saiba preparar e congelar polpa para fazer suco ou usar em receitas, como mousse

O maracujá é daquelas frutas que até dá para cortar e comer, mas, é para poucos. Fica melhor com algum passo de preparação. A mais comum é bater a polpa e congelar. Com ela dá para preparar um suco fresquinho, uma batidinha para o churrasco do sábado, a mousse de sobremesa, molho para o salmão, usar na massa do bolo no lugar da laranja. A polpa congelada dura em torno de seis meses no freezer. Não faltam receitas. O segredo está em como escolher maracujá.

Antes de comprar, você tem que saber que a variedade mais comum de encontrar no Brasil é o maracujá azedo, cujos preços costumam baixar nos meses de dezembro e janeiro, julho e agosto, porque é época de alta produção.

O maracujá doce também aparece com mais fartura em dezembro e janeiro, ou em agosto e setembro. O azedo é redondo e amarelado e o doce tem formato que lembra um papaia em miniatura.


Talvez você também goste de ler

MAIS PESADOS

Para escolher qualquer um deles, pegue os mais pesados. Se estiverem leves, pode ser que a fruta esteja ainda verde, ou tem pouca polpa ou a polpa secou porque passou do tempo. Outra providência na hora de comprar é observar a aparência da fruta. No caso do maracujá azedo, a casca enrugada indica que a fruta está madura e pronta para ser consumida. Só não pode estar extremamente enrugada. Já o doce, precisa ter casca lisa e brilhante, de tom alaranjado.

Para retirar a polpa, basta cortar a fruta pela metade e usar uma colher para remover a massa com as sementes. Dá para separar as sementes batendo a massa com um garfo, mas, demora.

Melhor usar um liquidificador, cuidando para ligar e desligar de modo a não triturar as sementes, caso contrário a polpa ficará com pontos pretos amargos. Passe o conteúdo por uma peneira, reservando apenas o líquido.

Pode colocar o líquido na forma de gelo e, depois de congelado, transferir as pedras de maracujá para um saco plástico ou um pote de vidro. Outra dica é usar os saquinhos empregados para fazer sacolé.

Com ajuda de um funil, é só despejar a polpa até a altura que dê para fechar o sacolé com um nó e levar para o freezer. Depois de congelado, dá até para empilhar os saquinhos, ocupando menos espaço. Dependendo do tamanho, três maracujás rendem em torno de seis sacolés.