Laboratório de bolso pelo celular

Empresa lança espectrofotômetro de infravermelho próximo (NIR, do inglês Near Infra Red), que permite escanear rapidamente alimentos e outros itens.

Quer saber se aquele doce tem excesso de açúcar? Mira o celular nele. Em segundos, aparecerá na tela do aparelho todas as propriedades do alimento. Essa é a promessa do Changhong H2, smartphone do fabricante chinês de eletrônicos de consumo Sichuan Changhong Electric (Changhong), em parceria com a empresa de semicondutores Analog Devices (ADI) e com a Consumer Physics, que desenvolveu a tecnologia SciO, que permite digitalizar os materiais e identificar a composição química.

O aparelho celular tem integrado um espectrômetro de infravermelho miniaturizado que permite a detecção e identificação de moléculas de diferentes produtos, bastando aproximar o sensor (que fica no lugar da câmera) para que o consumidor possa analisar as propriedades de frutas, legumes, bebidas, remédios e até mesmo o próprio índice de gordura corporal.

A variedade de análises permitidas é enorme já que tudo ao nosso redor é formado  por moléculas. Entretanto, não basta comprar o Changhong H2 e sair analisando o que aparece pela frente. As empresas explicam que as análises dependem do desenvolvimento de aplicativos e bases de dados específicas para cada caso.

PARA PEQUENAS EMPRESAS

Segundo o fabricante, o Changhong H2 é 20% mais eficiente em termos energéticos do que os aparelhos tradicionais, mede seis polegadas (cerca de 15 cm) e tela de alta resolução.

Embora o apelo seja o consumidor, o aparelho pode servir para empresas pequenas que precisam fazer análises químicas e não podem comprar o espectrômetro tradicional, que custa muito caro.