Fazendo a feira: cai o preço do mamão

A variedade formosa chega esta semana mais em conta do que estava, saiba como escolher a fruta

Chegou a temporada de diversas frutas e o mamão formosa é uma delas. Rico em açúcares bons e vitamina C, a fruta é um bom combustível para iniciar o dia, principalmente quando acompanhado de um bom suco de laranja natural.

No Brasil, as duas principais variedades de mamão são o formosa, cujo preço caiu segundo a Ceagesp, e o papaia (ou havaí) com a alta temporada em setembro.

Para aproveitar o bom momento, escolha as frutas de casca lisa, sem machucados para evitar a contaminação por microorganismos. Se for comer logo, opte pela casca com a maior árraga rápido. ea em tom amarelo.

Caso contrário, pode levar mais verde, que o mamão amadurece em casa mesmo, desde que fique fora da geladeira e receba luz natural. Maduro é uma fruta que estraga rápido.

Depois de cortado, dura uns cinco dias na geladeira, embalado em filme plástico. É uma boa opção para quem mora sozinho já que o formosa é grande. Se cortar e não for consumir na semana, descasque em congele a polpa para usar em sucos ou vitaminas.

Também dá para fazer algumas sobremesas, como bater mamão com sorvete de creme no liquidificador.

Se quiser dar um toque a mais coloque um pouco de licor de cassis por cima. Vai bem ainda na salada de frutas.

As dicas de feira do portal Meu Cardápio estão baseadas na pesquisa divulgada semanalmente pela Ceagesp, a central de abastecimento da cidade de São Paulo, a maior do país.