Evento do Sesc ensina a cultivar as chamadas plantas Panc

Cursos, palestras e oficinas visam estimular que o público experimente as Plantas Alimentícias Não Convencionais, aprenda a cultivar e a preparar esse tipo de hortaliça.

Taioba, begônia, dente-de-leão, vinagreira, serralha, araçá do campo, ora-pró-nobis, tupinambor, astromélia, malvavisco, góia, clitória.

Um programa especial e amplo preparado pelo Sesc Pompeia, na capital paulista, vai permitir que os participantes conheçam as propriedades nutritivas, experimentem e aprendam a cultivar e a preparar essas chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc), que muitas vezes são consideradas mato.

O Comer é Panc começa na quinta-feira, 5 de outubro, e termina no dia primeiro de novembro.

O programa foi pensado para estimular o participante a incluir esses alimentos no cardápio.

Trata-se de uma série de palestras, vivências e oficinas gratuitas, cuja proposta é apresentar algumas dessas plantas com a participação de chefs de cozinha, nutricionistas e agrônomos.

 PALESTRAS

A programação inclui oito palestras, indicadas para maiores de 18 anos, que serão realizadas na Comedoria da unidade do bairro da Pompéia, a partir das 19 horas. É necessário retirar o ingresso no local uma hora antes.

05/10 – Hortaliças Tradicionais: antigos saberes e sabores, novas oportunidades

O agrônomo Nuno Madeira vai informar as características dessas plantas, que são altamente resilientes, de fácil manejo, por vezes espontâneas e de paladar diferenciado. Madeira vai abordar também algumas práticas de plantio.

10/10 – Cozinhar para educar: descobrindo sabores e alimentando valores

A nutricionista Aline Rissatto falará sobre a importância da educação para formação de um hábito alimentar saudável e responsável desde a infância, estimulando a inserção da criança na cozinha. Ela vai mostrar como usar plantas e partes alimentícias não convencionais a partir de técnicas culinárias simples para o preparo de refeições saborosas e nutritivas.

11/10 -A Panc do passado, um gosto do futuro

A chef de cozinha Mara Salles vai relatar a experiência que teve com alimentos não convencionais desde a infância até os dias atuais, quando elabora o menu do seu restaurante, o Tordesilhas. Ela informa como essas plantas fazem parte do cardápio, a aceitação dos clientes, disponibilidade de mercado e expectativas futuras com relação a esses ingredientes.

17/10- O uso de Panc no dia a dia e em restaurantes

O chef César Costa vai mostrar como é possível o uso dessas plantas na alimentação do dia a dia e em restaurantes, como se faz a coleta para uso doméstico ou em escala comercial.

19/10 – Yes, temos tantos feijões!

A chef Ana Luiza Trajano apresenta a enorme variedade de feijões disponíveis no Brasil, alguns pouco conhecidos, esquecidos ou negligenciados. A cozinha do restaurante de Ana Luiza, Brasil a Gosto, coleciona diferentes tipos de feijão de todo o país, servindo de laboratório para suas experiências.

24/10 – Panc e agricultura urbana: a abundância ao alcance das mãos

O zootecnista Claudio Oliver mostra a abundância como modelo econômico para além da geração de renda ou do consumo acrítico.

31/10 -Taioba, planta de sustento

O chef Eudes Assis, que tem uma relação especial com a taioba, planta que dá nome ao seu restaurante, falará sobre a importância da verdura para a dieta caiçara e mostrar as formas de identificar a taioba, além de técnicas de preparo e tipos de prato que podem ser feitos com as folhas.

01/11 -Frutos verdes como legumes

A nutricionista Neide Rigo mostra que muitas frutas podem ser consumidas em todos os estágios de maturação, inclusive como legumes em pratos salgados, como mamão, manga, jaca, jenipapo e banana. Essas frutas serão apresentadas e esmiuçadas quanto às formas de uso e técnicas de preparo, de modo a incentivar o consumo e ampliar a safra delas, evitando o desperdício.

OFICINAS

.:Inclua Pancs na sua alimentação.

O chef Ricardo Salles dá dicas de consumo, modo de preparo de receitas e fará degustação.

Dia 13 de outubro, sexta-feira, das 19h às 21h.

Dia 14 de outubro, sábado, das 15h30 às 17h30.

Local: 10º andar do Conjunto Esportivo.

Vagas limitadas. Retirada de ingressos 30 minutos antes da atividade, no local.

Idade: livre.

VIVÊNCIAS

.: Viva o ciclo vivo: Compostar, cultivar, comer na cidade

A publicitária e empreendedora sustentável Roberta Mourão vai comandar a atividade que contém três estações – Comer, Compostar e Cultivar – todas decoradas com hortas em vasos e caixas, cesta de frutas, composteiras etc.

1 – Estação Comer: cada pessoa escolhe um alimento para comer enquanto escuta informações sobre o tema;

2 – Estação Compostar: explicações sobre o lixo na cidade e papel da compostagem. Cada pessoa coloca seu ‘lixo’ na composteira;

3- Estação Cultivar: a partir de uma composteira com composto pronto, as pessoas fazem o plantio de hortaliças em vaso para levar para casa.

Quando: 21 e 22 de outubro, sábado e domingo

Horário: das 15h30 às 17h00

Onde: no Deck

Máximo de 30 participantes por sessão.

.: Alimentação saudável e consciente com comida de verdade

A nutricionista Lígia Cardoso dos Reis apresenta o Guia Alimentar para a População Brasileira, que aborda os seguintes temas: reconhecer a comida de verdade, interpretar os rótulos de alimentos, organizar a rotina para se alimentar bem, escapar das armadilhas das propagandas de alimentos.

Quando: 21 e 22 de outubro, sábado e domingo

Horário: das 14h00 às 15h15

Onde: no Deck.

.: Feira Agroecológica

Dez feirantes e produtores locais expõem seus produtos de cultivo familiar, que ficam disponíveis para venda.

Quando: 21 e 22 de outubro, sábado e domingo

Horário: das 11h00 às 17h00

Onde: no Deck