Aparelho solar portátil para cozinhar fora de casa

Fruto de um projeto de crowdfunding, o GoSun chega ao mercado em versões que atendem de duas a oito pessoas.

Aparelho solar portátil para cozinhar fora de casa

Depois de passar toda a manhã montando um sistema para aquecimento solar de água, Patrick Sherwin, de Cincinnati, Ohio (EUA), teve a idéia de utilizar os tubos aquecidos ao seu lado para esquentar sua refeição. O sucesso da iniciativa fez o especialista perceber novas possibilidades para aproveitar o calor dos raios solares.

Com o suporte de uma bem-sucedida campanha de financiamento público (crowdfunding), realizada em 2013, ele iniciou uma série de pesquisas e desenvolveu a linha de aparelhos solares GoSun.

Em suas várias versões, os aparelhos solares que utilizam a tecnologia permitem cozinhar, assar e fritar alimentos. Portáteis, eles podem ser carregados para diferentes lugares. Uma bateria térmica garante o funcionamento mesmo em dias mais nublados.

Funciona com um tubo de vácuo solar que captura e mantém o calor. Refletores enviam a luz solar para o tubo de vácuo que converte 80% dos raios de sol em calor. Ainda assim, a parte externa do GoSun não se aquece.

Segundo o criador dos aparelhos solares, além de não utilizar e nem gerar material poluente, o GoSun mantém a umidade do alimento garantindo suas propriedades nutricionais. Os produtos estão à venda no varejo tradicional dentro dos Estados Unidos e com distribuição em 12 países, como Canadá, Reino Unido e China, além de Chile, Uruguai e Colômbia, além da comercialização via sites do tipo marketplace.

O mais barato dos aparelhos solares é o GoSun de US$ 59 que faz dois cachorros quentes em dez minutos, diz a empresa. Depois tem o GoSun Sport, que custa U$ 279, permite assar e cozinhar no vapor uma refeição para duas pessoas em minutos a temperatura de 290ºC.

O mais caro é o modelo GoSun Grill, vendido a US$ 799. Permite cozinhar, assar e fritar alimentos para até oito pessoas utilizando energia solar.

GALERIA DE FOTOS
Imagem1
Imagem2
Imagem3
Imagem4
Imagem5
Imagem6
Imagem7
Imagem8
Imagem9
previous arrow
next arrow