Supermercado australiano dá comida; não vende.

Loja oferece gratuitamente alimentos que iriam para o lixo, doados por outros grandes empórios, cafés, padarias e atacadistas.

A Organização Não Governamental (ONG) OzHarvest abriu em Kensington, em Sydney, a cidade mais rica da Austrália, o primeiro supermercado do país que oferece alimentos gratuitamente. São produtos que não podem ser vendidos pelo varejo por estarem com a data vencida e de doações em geral, todos em boas condições para consumo, como frutas e legumes frescos, pão, enlatados, refeições congeladas, bebidas e também produtos de higiene pessoal e para o lar.

A oferta varia de acordo com o que for resgatado ou doado. Os fornecedores são supermercados, cafés, padarias e distribuidores de alimentos, entre outros.

O estabelecimento segue o conceito pegue o que você precisa e dê se puder. O OzHarvest Market foi aberto em 19 de abril e funciona de segunda a sexta feira das 10 às 14 horas.

Além de ajudar os necessitados e reduzir o desperdício de alimentos, a iniciativa serve para arrecadar fundos para a ONG, que aceita doações em dinheiro. Para cada dólar arrecadado no supermercado, a OzHarvest fornece duas refeições para os australianos mais necessitados.

A ONG é a primeira organização de resgate de alimentos perecíveis na Austrália. Ela recebe alimentos de 2 mil estabelecimentos comerciais que atendem 900 instituições de caridade.

Com o aumento na quantidade de alimentos doados, o supermercado é uma oportunidade de atender a mais pessoas. O espaço do estabelecimento foi cedido gratuitamente para operação do supermercado.

GALERIA DE FOTOS
Imagem1
Imagem2
Imagem3
previous arrow
next arrow