Batatas cruas novas não têm casca verde. Mas, às vezes, você compra, não consegue fazer e passado um tempo aparecem pontos esverdeados. Precisa jogar fora a batata toda? Não, se de fato só forem alguns pontos. Nesse caso, bastar cortar a parte verde e jogar fora. Se for comprar, já sabe. Deixe na banca a batata de casca verde.
Por que as batatas mudam de cor? A exposição à luz do dia, aumento de temperatura e muito tempo de armazenamento formam a combinação ideal para ativar a clorofila da planta, responsável por alterar a cor da superfície.
Sozinha, não seria problema consumir a clorofila, apesar do gosto não tão agradável. O problema é que junto com a clorofila, aflora também a solanina, que é uma substância bastante tóxica presente nos caules e nas folhas da batata, por isso, que ninguém consome essas partes.
Na proporção em que é encontrada, a solanina não causa problema. Seria preciso consumir grandes quantidades para ser intoxicado. Contudo, a substância também altera o sabor e, por isso, o pedaço verde deve ir para o lixo, junto com eventuais brotos que tenham nascido no período, porque esses também contêm solanina.
COMO EVITAR PARTES VERDES
Não compre mais alimento do que vai consumir.
Planeje o cardápio, para garantir comida e ingredientes sempre frescos.
Batatas cruas duram em torno de duas semanas, dependendo do caso, antes de começar a esverdear.
Conservar: em local arejado, seco e sem incidência de luz direta. Nunca na geladeira. O frio degrada as propriedades do tubérculo.
Congelar: nunca crua, porque em contato com a luz, a batata oxida e escurece. Não faz mal para a saúde, mas, é muito feia. Pode ser congelada na forma de purê ou cortada em cubos submergidos em água fervente por cinco minutos, embalados, etiquetados.
Fontes: Embrapa Hortaliças; O que o Einstein disse a seu cozinheiro (volume 1).