Design de cooktop brasileiro é premiado
Modelo lançado pela Tramontina em 2016 vence na categoria Produto do iF Design Award, um dos mais importantes do mundo realizado anualmente na Alemanha. […]
Confira quantidade adequada por convidado, utensílios apropriados para cada variedade e melhor forma de cortar
Uma mesa de queijos é opção frequente tanto em um encontro entre amigos quanto em recepções mais formais. Mas você sabe como preparar essa mesa? O MeuCardápio reúne nessa reportagem algumas orientações fornecidas pela Tramontina, fabricante de utensílios de cozinha, como talheres, assadeiras e formas, além de outras linhas de produtos voltados para o lar.
Considere servir de cinco a seis tipos de queijos de diferentes texturas e sabores, dos suaves aos mais intensos. Disponha as variedades de acordo com os formatos, já deixando algumas partes já cortadas para facilitar a vida do convidado. Perto de cada um deixe a faca ideal para aquele tipo de queijo, para que os convidados cortem mais se desejarem.
QUANTIDADE: Caso os queijos sejam o protagonista da noite, acompanhado de vinhos, o indicado é calcular 200g por pessoa. Se houver muitas opções na mesa e algumas variedades exóticas, calcular 300g, pois é esperado que as pessoas tenham curiosidade em provar. Mas, se os queijos forem servidos de entrada para um jantar, calcular 100g por pessoa.
Redondos: como brie, gruyére, gouda, minas e camembert devem ser cortados em triângulos a partir do centro.
Retangulares: como muçarela e prato devem ser cortados em fatias grossas e depois em tiras.
Cilíndricos e longos: como provolone prefira fatias grossas, que depois podem ser cortadas em triângulo.
Em forma de pirâmide: como alguns queijos de cabra, devem ser cortados a partir da parte alta para baixo também em triângulos.
Duros: como o parmesão, o melhor é cortar utilizando uma faca apropriada, com a ponta quebrando pedaços irregulares.
De corpo arrendodado e ponta fina em bico: Queijos duros (como o parmesão)
Corpo mais estreito e ponta reta: Queijos semiduros (como o gouda) ou mesmo os duros
De corpo mais largo e ponta reta: Moles (como o gorgonzola ou o camembert) e semiduros
Corpo serrilhado e ponta dupla: Corta e ajuda a pegar o pedaço de queijos moles e semiduros
De corpo furado: Para queijos de massa mole com casca, como brie e camembert. Os furos não deixam a fatia grudar na faca