DICAS

Brasil come mais kiwi, saiba como escolher melhor

Fruta é rica em vitamina C, mais até que a laranja, fácil de comer, e nos últimos tempos ganhou versões em preparos de sobremesa e bebidas.

Na última década, os brasileiros passaram a comer mais kiwi. De interior verde e sabor ácido, a fruta é rica em vitamina C, mais até que a laranja. Mas não muito mais como se propagou. De acordo com a TBCA (Tabela Brasileira de Composição de Alimentos), tomando como referência 100 gramas, a laranja pera em suco tem 73,3 mg de vitamina C, e se comida a fruta, 53,7 mg. Já 100 gramas de kiwi in natura correspondem a 71 mg de vitamina C.

A maior parte do kiwi vendido no Brasil é importada. O principal fornecedor é a Itália, depois o Chile, e em terceiro lugar a Nova Zelândia. Segundo dados o serviço de comércio exterior do Brasil, o país importou de janeiro a agosto US$23 milhões, que equivalem a 14,5 mil toneladas da fruta. É pouco menos que no ano passado. Contudo, o freio pode ser explicado pela forte alta do dólar. Além disso, o Brasil passou a produzir kiwi, em regiões como Farroupilha, no interior gaúcho, e Mallet, no interior do Paraná. As cidades promovem anualmente festas como a FenaKiwi e a FestKiwi, respectivamente.

A fruta in natura representa a maior parte do consumo. Porém, aos poucos, o kiwi ganha espaço em preparos de sobremesa. Substitui o morango, por exemplo, nas tortas de base de bolacha e creme de confeiteiro. Ou na forma de mousse. Nas bebidas, é escolha para drinques alcoolicos à base de vodca no lugar do limão. Também aparece como opção para smoothies, combinado com leite, banana e abacate. Outra combinação, mistura kiwi, banana e morango (como a da foto).

COMO ESCOLHER E GUARDAR

Atualmente, além do kiwi tradicional, verde por dentro e ácido, a Zespri vende uma variante que batizou de sungold, de interior amarelado e mais adocicado. Pode funcionar para as crianças experimentarem. Em qualquer variedade, o kiwi precisa estar sem marcas ou enrugado. O tom da casca deve ser de marrom uniforme. Para escolher em banca, faça uma leve pressão (não é para sair apertando com força as frutas). Se estiver levemente macio, a fruta estará no ponto para comer logo. Evite os muito macios, que indicam que passou do ponto.

Os firmes levam de três a cinco dias para amadurecer, em temperatura ambiente. Não há necessidade de guardar em geladeira. Se decidir, colocar na geladeira, o recomendado é embalar em filme plástico para que a fruta não absorva odores de outros alimentos que estejam por perto.

Dá para congelar o kiwi, lembrando que como outros alimentos, ao descongelar, perde a textura. Por isso, melhor usar para preparo de sobremesas ou drinques. Para levar ao freezer, tem que descascar. Pode guardar a fruta inteira ou cortar em rodelas, que devem ficar separadas uma das outras.

Tags: como armazenarcomo conservarcomo escolherconsumokiwi