
Entre os dias 5 de agosto e 23 de setembro, o icônico Mercado Municipal de São Paulo, o Mercadão, será o palco do projeto Gastronomia Empreendedora, iniciativa que une capacitação técnica, cultura alimentar e impacto social. Em parceria com a Torteria Dona Jô e o Instituto Bia Rabiovich, o programa oferece 12 oficinas gratuitas voltadas a promover o empreendedorismo gastronômico nas periferias.
As aulas são presenciais, ocupando o Espaço de Gastronomia e Cultura do Mercadão. Seguirão o modelo “faça e venda”, com foco em geração de renda, técnicas culinárias, gestão de insumos, higiene e aproveitamento integral de alimentos. A mentoria do curso será liderada pela chef Dona Jô, referência em culinária afetiva e formação de empreendedores da quebrada.

Além do conteúdo prático, os participantes também farão visitas técnicas ao Mercadão e ao Mercado Kinjo Yamato, para interação direta com comerciantes desses pontos comerciais. Os alimentos preparados nas aulas poderão ser doados à equipe de reciclagem do Mercadão, fechando assim o ciclo com responsabilidade social.
OFICINAS GRATUITAS
“Receber um projeto como esse, que fortalece o empreendedorismo e promove inclusão por meio da alimentação, é mais uma forma de ampliar o papel do Mercadão na transformação da cidade”, afirma em comunicado à imprensa Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP.
O curso tem inscrições gratuitas e é voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social — especialmente mulheres negras, mães solo e moradores das periferias. A ação reforça o compromisso do Instituto Bia Rabinovich em fomentar a educação gastronômica e ampliar oportunidades no setor para públicos historicamente excluídos.
Com enfoque em capacitação e autonomia, o projeto Gastronomia Empreendedora representa um exemplo de como o empreendedorismo nas periferias pode ajudar a transformar realidades. por meio da comida e do saber coletivo compartilhado. O Instituto Bia Rabinovich foi criado na cidade de São Paulo no final de 2023.
foto: divulgação