Muitas vezes o brócolis comum custa mais caro nas feiras e supermercados que a variedade ninja. Escolher uma ou outra é questão de gosto e oportunidade. Porque qualquer uma das duas variedades dá para aproveitar em diferentes pratos. Dissemos, lá em 2018 que, independentemente da receita, quase sempre o brócolis tem que ser cozido antes do preparo. Não é bem assim. Além de água e vapor, dá para preparar o brócolis no forno. E até na air-fryer. Confira o tempo de cozimento do brócolis.
NA ÁGUA
De 8 a 15 minutos: o tempo de cozimento do brócolis em água depende de levantar a fervura para cozinhar. Depois de ferver, considere de 8 a 15 minutos, estourando.
Pode usar água com sal. Se vai ficar mais, ou menos, na água, depende da receita. Brocólis muito cozido, além de perder a textura, ficando mole, perde sabor e seu valor nutricional, ensina a Embrapa Hortaliças.
Se for apenas refogar a verdura, o alimento pode ficar mais. Mas, se depois for para o forno como recheio de uma torta, por exemplo, vai continuar cozinhando. Por isso, às vezes, o tempo de cozimento não leva mais que três minutos. O risco de colocar o brócolis cru diretamente na massa é o da hortaliça ficar dura.
Talvez você também goste de ler
NO VAPOR
Querendo cozinha o brócolis antes do preparo, uma forma de manter sabores, textura e nutrientes é recorrer ao vapor. Por isso, a compra de uma panela própria para esse tipo de cozimento não deve ser desprezada. É uma ajuda a mais.
5 minutos: é o tempo de cozimento do brócolis no vapor para ficar pronto e ser usado em diferentes preparos. Lembre que se deve colocar pouco água na panela. Suficiente para fazer o vapor entrar pelo recipiente (espécie de um escorredor com vários furos no fundo) onde fica o alimento, e cozinhar. Mas sem entrar em contato com o alimento ao borbulhar.
Só comece a contar quando liberar o vapor. Em cinco minutos, se o brócolis for novo, já estará no ponto de preparo. Se for mais velho, vai estar um pouco duro e precisará ficar um pouco mais. A partir daí não dá para descuidar. Espete os talos com o garfo de modo a conferir a resistência.
NO FORNO
10 minutos: para estar pronto para comer. O forno é uma opção prática se quiser deixar o brócolis pronto para comer. Basta lavar, escorrer, cortar ou separar os buquês, e temperar já dentro da assadeira. Coloque óleo ou azeite, alho e sal. Pode acrescentar orégano ou outras especiarias como pó de cúrcuma ou páprica.
Enquanto faz essa preparação pode deixar o forno esquetando. Se esquecer, não tem problema. Vai demorar um pouquinho a mais. Temperatura de alta para média. Se tiver regulagem, coloque em 200 graus. Tem que ficar de olho. Quando as flores começarem a tostar, é hora de retirar do forno. E está pronto para comer.
NA AIR-FRYER
de 5 a 10 minutos: para estar pronto para comer. A air-fryer é outra opção prática se quiser deixar o brócolis pronto para comer. Assim, faça o mesmo procedimento indicado para o forno.
Basta lavar, escorrer, cortar ou separar os buquês. Tempere numa tigela para, depois, colocar no recipiente da air-fryer. Para o tempero use óleo ou azeite, alho e sal. Pode acrescentar orégano ou outras especiarias como pó de cúrcuma ou páprica.
Enquanto faz essa preparação pode deixarair-fryer esquetando. Se esquecer, não tem problema. Vai demorar um pouquinho a mais. Coloque em 200 graus. Tem que ficar de olho. Na metade do tempo, é bom mexer. Quando as flores começarem a tostar, é hora de retirar do forno. E está pronto para comer.
PREPARO
Antes de cozinhar, geralmente, se descarta as folhas velhas e a maior parte dos talos do brócolis. Além de refogado ou recheio de tortas e bolos salgados, o brócolis pode ser acrescentado a um macarrão temperado com alho e óleo ou no molho de tomates. Serve como bolinho, numa massa mole de farinha ou no melhor estilo tempurá.
O inconveniente do brócolis é que estraga logo. É o tipo de verdura para consumir no dia da compra. Se ficar na geladeira dura cerca de quatro dias.
Fique esperto porque brócolis passado deixa um cheiro intragável dentro da geladeira. Dá para congelar e tem até brócolis congelado no supermercado. Nesse caso, a melhor alternativa é usar o forno. Não descongele antes do preparo porque fica muito mole.
Para comprar, escolha os maços de verde bem escuro, com botões bem fechados. Se tiver pontos amarelos, não leve, porque essa mudança de tonalidade indica que o produto está ficando passado.
*Originalmente esta dica foi publicada em 2018. Mas atualizamos informações, acrescentando a preparação em forno.