Quando deixou a produção de sapatos no tradicional polo calçadista de Birigui (SP), em 2013, o empresário Tiago Stabile decidiu transformar o hábito de preparar hambúrgueres para os parentes e amigos em uma nova atividade profissional.
O sucesso das receitas incentivou a abertura da Tico’s Burger. A primeira unidade da hamburgueria foi aberta em 2014 em Birigui, depois vieram as de Araçatuba e Bauru, todas no interior de São Paulo. Juntas elas faturaram R$ 5 milhões no ano passado.
Para crescer, o empresário optou pelo sistema de franquias. A empresa abre as lojas e repassa a operação já em funcionamento. Não que o interessado não possa começar do zero, mas esse foi o caminho encontrado para facilitar a comercialização das unidades e expandir a rede. “Com a loja rodando, já estruturada, com mais de um ano de funcionamento fica mais fácil a comercialização”, diz Stabile.
Atualmente, a empresa está negociando o repasse de duas unidades: Birigui e Araçatuba. Ao mesmo tempo está em negociações também para abrir novas lojas em Limeira, Marília e uma segunda unidade em Araçatuba.
Apaixonado por gastronomia, Stabile nunca havia trabalhado no ramo ou pensado nessa paixão como uma possibilidade profissional. Em 2013, entretanto, encerrou as atividades da fábrica de calçados que mantinha e decidiu mudar de ramo. Antes de abrir o novo negócio, foi aos Estados Unidos para conhecer mais sobre as hamburguerias daquele país.
CARDÁPIO AMPLIADO
Começou então a criar as próprias receitas. Os hambúrgueres utilizam um único tipo de carne, sem misturas, exceto no caso do de calabresa que precisa ter um blend e leva carne no preparo, conta o empresário. No cardápio o carro chefe é o hambúrguer de picanha. Há também o hambúrguer de Angus, de costela, de cordeiro, de frango, de salmão e calabresa. Também são oferecidas opções funcionais e vegetariana, criadas com a ajuda de uma nutricionista.
O vegetariano é um hambúrguer leva quinoa com muçarela de búfala. O funcional é feito com patinho, uma carne mais magra. E há também o low carb, que não leva pão, é preparado com abobrinha, cenoura, farofa de castanha com bacon, rúcula e hambúrguer de costela. O cliente, entretanto, pode montar o próprio lanche.
Além dos hambúrgueres, o cardápio da hamburgueria inclui também taco, burrito, quesadilla, saladas, chili, onion rings, cachorro quente e sobremesas. Quase que a totalidade dos produtos, molhos, hambúrgueres é preparada por uma cozinha central, fora das lojas. O objetivo de Stabile é que todas as unidades sejam franquias abastecidas por essa cozinha.
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