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Quarta-feira, 26 de Junho de 2019

MC EXPLICA

Rita Karam - 08/03/2018

Saiba o que são probióticos e seus muitos benefícios

Regularidade é importante para ter resultados, com porções diárias desses alimentos, como informa a pesquisadora da Unicamp, Adriane Antunes de Moraes

Na busca por uma alimentação mais saudável é importante conhecer as características dos alimentos que consumimos ou, pelo menos, que deveríamos consumir, e identificar aqueles que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo contribuindo para o fortalecimento e bem-estar. Os probióticos estão nessa lista. Por isso, o MC foi saber mais sobre a ação desses microrganismos com a professora doutora Adriane Antunes de Moraes, do Laboratório de Lácteos, Probióticos e Prebióticos (LLPP) da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade de Campinas (Unicamp).



MC: O que são os probióticos?
São microrganismos vivos que quando consumidos em quantidades adequadas proporcionam benefícios à saúde.

MC: Em quais produtos são encontrados?
No leite materno, em alguns leites fermentados e iogurtes, em alguns queijos. Em alguns países são encontrados também em sucos, produtos de panificação, chocolates, barras de cereais. São encontrados ainda na forma de suplementos.

MC: Quais os benefícios para a saúde?
O maior foco dos probióticos é na saúde intestinal conferindo balanço da flora intestinal, alívio da constipação intestinal ou da diarreia. Mas outros benefícios à saúde são o estímulo do sistema imune, inibição de bactérias causadoras de doenças presentes no tubo digestivo, prevenção de câncer de cólon e de doenças do sistema urinário feminino. Algumas linhagens de probióticos são capazes de sintetizar substâncias com diferentes funções capazes de regular a pressão arterial, melhorar a digestão e até mesmo produzir vitaminas.

MC: Eles ajudam no processo de emagrecimento?
A questão da associação de probióticos com emagrecimento ainda está em estudo.

MC: Todos os probióticos oferecem esses benefícios?
Cada linhagem específica terá efeitos específicos. Desta forma, a lista acima de benefícios não deve ser atribuída para todos os probióticos existentes.

MC: Como os probióticos agem no organismo?
Por diversos mecanismos de ação, uns mais simples, outros mais complexos. Para dar um exemplo, após uso de antibióticos algumas pessoas apresentam diarreia, resultante da morte de uma parte importante de microrganismos constituintes da flora intestinal. O uso de probióticos neste caso ajuda a mais rapidamente recompor a flora.

MC: O consumo de alimentos é suficiente para obter esses benefícios ou é preciso tomar suplementos?
O consumo de probióticos em alimentos é o suficiente para semear boas culturas microbianas na nossa flora. Para emprego de probióticos na forma de suplemento recomendo que previamente se faça consulta com um especialista (médico ou nutricionista) porque é preciso se ter um conhecimento adequado das cepas de probióticos que estão nestes produtos e saber quais são suas aplicações clínicas.

MC: Quanto desse produto devemos consumir diariamente?
Uma dose por dia, ou uma porção apenas. Para leite fermentado e iogurte, uma embalagem pequena, para coalhada, uma tigela pequena.

MC: O consumo exagerado traz problemas? Quais?
Pode trazer sim. Os mais comuns estariam associados a desconforto intestinal.

MC: E quanto ao kefir (um tipo de probiótico), quais os benefícios?
Basicamente seus benefícios estão relacionados à presença de antioxidantes e compostos com potencial terapêutico para aliviar desordens gastrointestinais, além de modular o sistema imune.

MC: Como pode ser obtido?
Por fermentações caseiras é o mais comum de se obter, a partir da doação de fermento entre amigos.

MC: Como deve ser utilizado?
Deve ser consumido diariamente em pequenas quantidades. Não deve ser consumido por crianças, gestantes ou mulheres em período de amamentação.

MC: Quais os cuidados para conservação e armazenagem do Kefir?
Conservar em geladeira, lavar diariamente os grãos de Kefir e colocar em leite para nova fermentação (no caso de Kefir em base leite).