VegQuality leva antioxidante para a NaturalTech

Produto à base de vitamina C retarda oxidação de frutas, legumes e verduras minimamente processados.

Empresa especializada em assessoria e soluções para o mercado de frutas, verduras e legumes minimamente processados e prontos para consumo, os chamados FLV IV Gama, a VegQuality vai apresentar o antioxidante Veg Oxi MP na NaturalTech 2017, em junho próximo. Trata-se de um produto à base de vitamina C (ácido ascórbico) que retarda a oxidação aumentando em pelo menos 50% a durabilidade desses alimentos, fabricado pela Chesiquimica em Ponta Grossa (PR). O Veg Oxi MP é totalmente natural e pode ser utilizado em orgânicos, afirma a nutricionista e diretora de pesquisa e desenvolvimento da VegQuality, Roseane Bob.

HISTÓRIA

Lançado há um ano e meio, o Veg Oxi tem sido testado por empresas especializadas no fornecimento de alimentos minimamente processados, restaurantes e supermercados. Roseane diz que as vendas crescem progressivamente no Brasil e os planos são para lançar o produto também em outros países da América Latina, na Austrália e na Oceania.

Os diretores da VegQuality residem na Austrália onde realizam os trabalhos de pesquisas e desenvolvimento. De acordo com a empresa, é o primeiro antioxidante natural sustentável à base de vitamina C, que não necessita de enxágue, não deixa cheiro e não altera a cor. Deve ser utilizado na etapa final de processamento, após a sanitização, diluído em água.

Além de retardar a oxidação, e o escurecimento de frutas como a maçã, preserva a aparência, o sabor e evita a perda do valor nutritivo e o desperdício, conforme a empresa. Em alguns casos, preserva as qualidades e características dos alimentos por mais que o dobro do tempo, garante Roseane. Entre os exemplos ela cita: a alface lisa que perde suas características em quatro dias, e com a utilização do antioxidante dura oito dias, e frutas como maçã e pêra que assim que cortadas começam a oxidar e passam a ser preservadas por cinco dias.

A nutricionista afirma que o produto pode ser utilizado em todo tipo de frutas, verduras e legumes, mas esclarece que a qualidade original desses alimentos pode interferir na ação do antioxidante. “Em frutas, legumes e verduras muito amadurecidos e com danos físicos a ação do Veg Oxi MP tem grande potencial de ser reduzida”, orienta.

Segundo Roseane, o mercado de produtos minimamente processados é muito promissor e mesmo em tempos de crise cresce a dois dígitos. Mas há uma série de desafios a serem enfrentados, avalia.

Entre os quais:

  • o desconhecimento do que são frutos, verduras e legumes minimamente processados por parte dos processadores e dos consumidores;
  • desconfiança do consumidor quanto à qualidade do produto
  • ausência de parâmetros tecnológicos de qualidade e segurança específicos para o processamento dos frutos e hortaliças normatizados por legislação, que garanta a qualidade e adequado processamento desses alimentos;
  • tecnologia de embalagem;
  • cadeia do frio;
  • qualidade dos frutos e hortaliças destinados ao processamento;
  • utilização de produtos inadequados na sanitização dos vegetais e tributação desses alimentos, que em alguns estados são considerados como produtos industrializados.

WORKSHOP

Para discutir essas questões, a VegQuality tem realizado workshops durante a NaturalTech, que neste ano está na terceira edição com o tema ‘Tecnologia e Inovação’. A apresentação está marcada para 7 de junho das 8h às 13 h. A NaturalTech – 13ª Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde será realizada entre os dias 7 e 10 de junho no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera/Parque Ibirapuera, na cidade de São Paulo.