Simis une vinícolas Góes e Vinã Santa Irene

Parceria entre Brasil e Chile rendeu dois rótulos de tinto seco aumentando a concorrência no mercado de vinhos do Novo Mundo.

Foto de garrafas do vinho tinto seco Simis

O mercado do chamado vinhos do Novo Mundo tem mais um concorrente com a marca Simis. É fruto da parceria entre a brasileira Góes e a chilena Vinã Santa Irene. A produção dos dois rótulos de tinto seco será realizada no Chile. Com esse trabalho, a intenção da Vinícola Goés, com sede em São Roque, interior de São Paulo, é dar os primeiros passos para sua internacionalização. Segundo a empresa brasileira, os dois rótulos foram elaborados em conjunto pelas duas casas.

A Goés explica que o Simis Cabernet Sauvignon Grand Reserva 2017 é um vinho tinto seco feito em colheita manual no Vale do Curicó, importante região de vinhedos do Chile. “Tem aspecto límpido e brilhante, uma cor vermelho rubi e seu aroma é intenso, com notas de cereja, figo e frutas negras madura como amora, tabaco, baunilha e chocolate meio amargo”, descreve a vinícola. Conforme a empresa, a maturação leva dez meses, feita em carvalho francês e americano de 1º e 2º uso, e mais seis meses de garrafa. O preço sugerido para o varejo nacional é de R$95,00.

O Simis Carménère 2018 é um vinho tinto seco feito em colheita mecânica, também na região do Vale do Curicó. “Seu aspecto é límpido e brilhante, sua cor é vermelho intenso com violáceo. Um vinho jovem, frutado com destaque para cereja bem madura, pimenta negra, especiarias, baunilha e chocolate ao leite”, descreve a Goés. A maturação desse rótulo é de seis meses em carvalho americano (60%) e francês (40%), mais quatro meses de garrafa. O preço sugerido para o varejo nacional é de R$57,00.

A vinícola brasileira produz rótulos em diferentes regiões do país: Góes Tempos (SP), Casa Venturini (RS) e Míneres (MG).

DICAS DE HARMONIZAÇÃO

Os enólogos da Vinícola Goés recomendam o Simis Cabernet Sauvignon para acompanhar queijos mais salgados e gordurosos, como parmesão ou provolone. Combina com lasanha ou massas recheadas servidas com molhos vermelhos intensos; risotos com linguiça ou com cogumelos. Nas carnes, é opção para sabores intensos, como javali, picanha e cupim, feitas na brasa ou no forno.

Para o Simis Carmenére, a casa aconselha servir com queijos defumados ou temperados, entradas fritas como frango a passarinho e aperitivos em geral. Recomenda para beber numa refeição com pizzas, de sabores intenso (pepperoni ou calabresa) ou menos acentuados, como as pizzas vegetarianas; e com nhoque ao sugo. Vai bem com carnes feitas na brasa com molho chimichurri, espetinhos ou bacalhau assado com pimentão, tomate e batatas.