Sesc tem curso gratuito de cultivo sustentável

Programação aborda riscos no uso dos agrotóxicos, formação de rede de compra de alimentos limpos e compostagem caseira, entre outros pontos

Sesc tem curso gratuito de cultivo sustentável

De 8 a 24 de novembro os educadores e permacultores Daniel de Souza e Iara Rodrigues Santos de Souza vão ministrar um curso gratuito sobre permacultura no Sesc Santana, na capital paulista. São cinco encontros com aulas teóricas e práticas, que estimulam os participantes a aplicarem conceitos e práticas da permacultura, que une conhecimentos agrícolas ancestrais e científicos em busca de convivência harmônica e permanente com a natureza. O Encontro com a Permacultura vai abordar:

.: Princípios básicos | Cuidados com a terra, com as pessoas e a divisão do excedente; histórico da permacultura; aplicações no meio urbano.

.: Alimentação | Os riscos dos agrotóxicos, os conceitos de agroflorestal, a formação de redes de compra de alimentos limpos. Nesse módulo, os participantes vão aprender a preparar o chapati, pão rústico feito na Índia.

.: Higiene pessoal | Trata de alternativas ao uso de industrializados, introdução ao saneamento básico na permacultura, como banheiro seco, bacia de evapotranspiração e os cuidados com a água, captação de água da chuva. Os participantes aprenderão a preparar desodorante e outras alternativas para os cuidados com a higiene pessoal.

.: Transformar comida em terra | Serão abordadas técnicas de compostagem para produção de adubo em casa, produção de uma composteira doméstica com reutilização de materiais e cuidados necessários para a compostagem.

.: Introdução à Bioconstrução: Técnicas para utilização de materiais presentes no entorno como terra, bambu, pedras. Estudo dos diferentes tipos e composições de solo. Os participantes aprenderão a fazer a tinta de terra.

As aulas serão ministradas às quartas e sextas das, 15 às 18 horas, e os participantes precisam ter pelo mennos 16 anos. O número de vagas é limitado e é preciso fazer a inscrição na Central de Atendimento do Sesc Santana.