Saiba decifrar rótulos para verificar adição de açúcar

Nutricionista ensina os diferentes nomes que aparecem marcados, girando em torno de 30 variações com termos como sacarose, maltodextrina e dextrose.

Verificar adição de açúcar nos rótulos permite controlar consumo

Alimentos como frutas e vegetais contêm naturalmente pequenas quantidades de açúcar. Esses não precisam ser evitados. O problema é exagerar nas doses consumidas diariamente mesmo sem querer. Por isso, é bom verificar adição de açúcar no rótulo nutricional dos alimentos industrializados. “Fique atento aos muitos nomes diferentes pelos quais o açúcar aparece”, recomenda a nutricionista Adriana Stavro em artigo enviado à imprensa.

Ela explica que açúcares são adicionados durante a preparação de iogurtes, pães, cereais, molhos, granola, carnes processadas, achocolatados, bebidas adoçadas, entre outros produtos.

“Existem pelo menos 35 nomes listados nos rótulos dos alimentos. Alguns comuns como sacarose, açúcar mascavo, demerara, porém outros são mais difíceis como maltodextrina e dextrose”, ensina. A nutricionista fornece a lista com essas variações, de modo a permitir verificar adição de açúcar nso alimentos comprados.

Ela também destaca que ao ler o rótulo preste atenção porque os ingredientes são listados por ordem de quantidade, do maior para o menor.

AS MUITAS VARIAÇÕES

O açúcar é extraído da cana ou da beterraba e representa uma importante fonte de energia. O Brasil é o maior produtor do mundo, informa a Unica, a associação nacional das usinas de cana-de-açucar. Estudo da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), de 2016, aponta que o açúcar pode ser classificado em refinado, cristal, demerara, mascavo, entre outros. Variam em no gosto, na cor e na composição nutricional. “Ressalta-se que quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele possui, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento”, acentua o estudo.

A nutricionista Adriana Stavro comenta que açúcar adicionado deriva de uma mistura de glicose, frutose ou sacarose, acrescentada aos alimentos na hora do preparo. A função é melhorar o sabor, a textura, o prazo de validade e outras propriedades do produto.

Conheça os diferentes nomes usados para o açúcar. Lista fornecida pela nutricionista.

Açúcares simplesAçúcares sólidos ou granuladosAçúcares líquidos ou em xarope
DextroseBranco refinado Açúcar de cana evaporado ou desidratado
FrutoseCristal MascavoAgave Néctar / Syrup
GalactoseDe BeterrabaCaramelo
GlicoseDe CocoExtrato/xarope de malte
LactoseDe ConfeiteiroMel
MaltoseDemerara Melaço
SacaroseDextrinaXarope de alfarroba
DouradoXarope de arroz
Etil maltolXarope de bordo
Frutose cristalinaXarope de milho
Granulado Xarope de ouro
LightXarope de sorgo
Malte diastático
Maltodextrina
Xarope de glicose