Sabores exóticos ganham espaço na culinária

Uma startup tem usado inteligência artificial para mapear o interesse dos consumidores americanos em alimentos, como ube e zhoug

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Acompanhar as mudanças de preferências nos hábitos alimentares dos americanos é a proposta da startup Tastewise. No lugar de métodos convencionais de pesquisa, a empresa propõe mapear os interesse usando técnicas de inteligência artificial. Algoritmos rastreiam a internet em busca de bilhões de posts e fotos publicados em mídias sociais, menus de restaurantes, resenhas e receitas, disponíveis online. Conseguindo assim fazer a análise dos dados em tempo real e de maneira preditiva. Detectou, por exemplo, que os consumidores dos Estados Unidos estão buscando sabores exóticos.

Para o mercado profissional, de restaurantes e indústrias de alimentos, o serviço pode permitir responder a essas mudanças de interesse mais rapidamente que pelos meios tradicionais, avalia a empresa. Segundo os sócios da Tastewise, os servidores da empresa analisam por exemplo 1 bilhão de fotos de alimentos compartilhadas a cada mês, 153 mil cardápios de restaurantes nos Estados Unidos e mais de 1 milhão de receitas publicadas online.

UBE E ZHOUG: SAIBA O QUE É

Do trabalho inicial, a empresa organizou seu primeiro relatório de tendências (Consumer Food Trends Report), divulgado esta semana. Aponta a preferência por sabores exóticos como o zhoug, o novo sriracha da temporada. Ambos são molhos muito picantes, à base de pimentas, e de origem asiática. Segundo o relatório, o zhoug experimentou forte aumento em menções em mídias sociais e em menus em todo os Estados Unidos entre 2017 e 2018. A procura encaixa-se na tendência de valorizar sabores exóticos, tanto pela influência de imigrantes na cultura local quanto pelo aumento de viagens para fora do país.


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Outras preferências são sustentadas pelo impacto visual da comida. É o caso do ube, uma raiz que se assemelha a um inhame, de coloração roxa. Dependendo do tipo de preparo, que pode ser salgado ou doce, a comida assume impactantes tonalidades de lilás, o que ajuda a atrair a atenção para mídias sociais como o Instagram, mais que o sabor. De acordo com as métricas da Tastewise, as menções ao ube cresceram 94% em 2018 em relação a 2017. E sobre essa média cresceu 2,7% nos últimos seis meses.