Novo app facilita interação comercial pelo Whatsapp

Gratuita, a versão business permite às empresas enviar mensagens automáticas e realizar levantamentos estatísticos

O uso comercial do Whatsapp cresce a cada dia. Em pouco tempo, não há por enquanto prazo definido, pequenas empresas e consumidores brasileiros poderão contar com uma ferramenta que facilitará a comunicação comercial: o Whatsapp Business.

Inicialmente, a versão estará disponível para Android e é gratuita. Só as empresas precisam baixar esse aplicativo. Para o consumidor, não muda nada.

A ferramenta permite que a empresa ofereça aos clientes informações comerciais como e-mail, endereço físico, site; mantenha mensagens automáticas com saudação, apresentação da empresa, aviso de ausência e respostas rápidas para as perguntas mais frequentes.

O empresário poderá ainda realizar análises estatísticas, como saber o número de mensagens lidas.

Todos os recursos estarão disponíveis também para comunicação via computador, diz o WhatsApp. O usuário saberá que está em contato com a empresa, com a confirmação dos números de telefone e a conta sendo listada como comercial.

Indonésia, Itália, México, Reino Unido e Estados Unidos já podem baixar o aplicativo na loja do Google, desde quinta-feira, 18 de janeiro. O lançamento mundial está previsto para as próximas semanas.

De acordo o WhatsApp, baseado em levantamento da Morning Consult, cerca de 80% das pequenas empresas no Brasil e na Índia têm no aplicativo um canal de comunicação com o cliente. Segundo o Whatsapp, são hoje 1,3 bilhão de usuários em todo o mundo.