Em um negócio de US$ 2,8 bilhões, em dinheiro, a suíça Nestlé fechou a venda da unidade de doces que mantém nos Estados Unidos para a italiana Ferrero, dona do bombom Ferrero Rocher. A transação deverá ser concluída até o final deste primeiro trimestre, após as aprovações necessárias.
A unidade americana da Nestlé faturou US$ 900 milhões em 2016 e é responsável por marcas populares naquele mercado como Butterfinger, Crunch, BabyRuth, OhHenri.
Com a venda, o grupo suíço pretende se fortalecer em outros negócios como água, café, refeições congeladas e nutrição infantil, informou o CEO da companhia, Mark Schneider em divulgação ao mercado.
O comunicado informa ainda que a Nestlé continua comprometida com o crescimento de suas principais atividades internacionais na área em todo o mundo, em particular com sua marca global KitKat.
A aquisição torna a Ferrero a terceira maior empresa de doces dos Estados Unidos, informou o fabricante das marcas Ferrero Rocher, Nutella e Tic Tac. Com a transação, a companhia italiana acrescentará cerca de 20 marcas a seu portfólio.
A unidade de doces da Nestlé responde por cerca de 3% das vendas do grupo suíço nos Estados Unidos, maior mercado do mundo para o grupo. São oito principais negócios: Nestlé USA, Nestlé Waters North America, Nestlé Nutrition, Nestlé Professional, Nespresso, Nestlé Health Science, Nestlé Skin Health e Nestlé Purina PetCare Company.
Essas empresas atuam em 120 locais em 47 estados e empregam aproximadamente 50 mil pessoas nos Estados Unidos, onde as vendas de produtos Nestlé foram de US$ 27 bilhões em 2016.