Mineiro Boulevard Shopping terá fazenda urbana

Na área serão cultivadas hortaliças sem agrotóxicos em consórcio com a criação de peixes

Uma parceria entre o Boulevard Shopping, de Minas Gerais, e a startup BeGreen, vai transformar parte da área externa do centro comercial, na capital mineira, em uma Fazenda Urbana, a primeira da América Latina, segundo os idealizadores do projeto. No espaço serão cultivadas hortaliças sem agrotóxicos em um sistema de consórcio com a criação de peixes.

A Fazenda BeGreen Boulevard terá área de 2,7 mil metros quadrados e uma estufa de 1,5 mil metros quadrados, com capacidade para produzir mensalmente até 50 mil pés de alfaces baby e ervas. Contará ainda com a loja Casa da Horta, para vender os produtos cultivados e de produtores locais; e com a Casa Amora, restaurante conceito ‘farm to table’ (da fazenda para a mesa), com pratos que utilizem as verduras e legumes orgânicos.

Haverá ainda um espaço de convivência com mesas, deck e palco para a realização de eventos sobre vida saudável e conscientização da nova agricultura. A inauguração está prevista para a segunda metade de março.

RECURSOS

A sustentabilidade está no foco do projeto. O lixo orgânico da praça de alimentação do shopping será transformado em substrato para o cultivo das hortaliças, e a irrigação contará com um sistema que capta água da chuva. Além do cultivo local, produtores da região poderão vender seus produtos agroecológicos na loja Casa Horta.

Toda a obra será feita de contêineres que virariam sucata; as mesas e cadeiras são resultado de um processo de transformação do plástico jogado fora, e todo o piso será feito com material de rejeito de mineração.

Na fazenda serão realizadas ações de conscientização de crianças e jovens de escolas públicas e privadas, eventos e treinamentos sobre produção sustentável, que pretendem atingir pelo menos 1 milhão de pessoas por ano.

DESPERDÍCIO NO BRASIL

De acordo com os idealizadores, dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) mostram que 80% de todo produto fresco cultivado no Brasil se perde principalmente devido ao fato de chegar ao consumidor com, no mínimo, dois dias de colhido.

A idéia da fazenda urbana surgiu quando Giuliano Bitencourt, um dos empreendedores, voltou do MIT (Instituto de Tecnologias de Massachusetts), em 2014, apaixonado pela possibilidade de poder cultivar dentro das grandes cidades.