LG lança geladeira inteligente

Novidade mostrada na maior feira de tecnologia do mundo tem porta que funciona como TV e com dois toques fica transparente mostrando o que tem dentro

Na maior feira de tecnologia do mundo, realizada neste início de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos, a LG Electronics apresentou sua concepção de cozinha inteligente, com forno, lava-louças e refrigerador comandados remotamente e que se conectam entre si. Mas, foi a geladeira que despertou maior curiosidade.

Com duas portas, à primeira vista o que muda é apenas a tela de 29 polegadas instalada na metade direita, que funciona como uma TV comum. No entanto, com dois toques a tela fica transparente revelando o que tem dentro.

Não é preciso abrir a porta para conferir. É o software instalado que comanda as novidades. O sistema sugere, por exemplo, uma receita com base nos ingredientes guardados na geladeira, usando a câmera interna PanoramaView para esse rastreio.

Se o usuário selecionar a opção sugerida, o refrigerador envia automaticamente as informações para o forno conectado com o Alexa, o sistema de voz da Amazon, guiando o usuário passo a passo no preparo, informa comunicado da LG ao mercado.

Mediante o recurso de etiqueta inteligente, é possível colocar tags com data de validade dos alimentos, de modo que a geladeira emite alertas para os itens que estão prestes a vencer. O modelo de geladeira é o InstaView ThinQ, que permite ainda ao usuário consultar remotamente o conteúdo do refrigerador usando um smartphone.

Para completar a cozinha inteligente, a LG lançou ainda o forno EasyClean e a máquina de lavar louça QuadWash. O fabricante não informou quando esses eletrodomésticos estarão à venda no mercado. Preço inicial divulgado no site internacional da marca coloca a geladeira custando US$ 4.199,99, nos Estados Unidos.