Escolhido padeiro que vai para o Mondial du Pain

Fernando de Oliveira foi o vencedor do concurso que escolheu o profissional que representará o Brasil na disputal mundial na França o ano que vem

O padeiro Fernando de Oliveira é o campeão da seletiva que escolheu o profissional que vai representar o Brasil no Mondial Du Pain, na França, em 2019.

Ele foi escolhido em competição com outros 12 padeiros que tiveram um dia inteiro para fazer suas versões para oito tipos de pães (como baguetes, especialidades típicas e pão nutricional), além de viennoiserie (folhados), peça artística, sanduíche feito com pão nutricional, com pão biológico e brioches com tranças diferentes, usando fermentação natural.

Até a participação no mundial, Fernando receberá treinamento intenso de 12 semanas oferecido pela Puratos, fabricante belga de produtos para panificação, confeitaria e chocolates que pela primeira vez patrocinou a etapa brasileira do campeonato.

As atividades serão coordenadas pelo embaixador de fermentação natural da empresa no país, Johannes Roos, técnico da seleção brasileira de panificação e um dos representantes da Ambassadors Du Pain, organizadora do mundial.

A etapa brasileira foi disputada no mês passado durante a Fipan (Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos), em São Paulo. O segundo lugar ficou com a padeira mineira Jessica Batista, do Senac de Minas Gerais, e a terceira posição foi ocupada pelo pernambucano, Gilberto Santos.

O apresentador do programa Chefs em Ação, do canal Sony junto com Leonardo Roncon, e também da TV Aparecida, Fernando de Oliveira venceu o concurso com receitas que traziam elementos da natureza brasileira. “Fiz um brioche de maçã com canela, com o formato da fruta, no de café usei folhas para decorar e apresentei um pão roxo feito com batata doce.

Todos os pães que entreguei traziam um detalhe da natureza e já faziam referência ao conceito da escultura que é o índio guerreiro, o maior protetor da natureza”, explicou o vencedor em comunicado ao mercado.

Além de apresentador de televisão em programas especializados, Oliveira tem a Escola do Padeiro e Confeiteiro, em Vinhedo, cidade do interior paulista.

GALERIA DE FOTOS 

Imagem1
Imagem2
Imagem3
Imagem4
Imagem5
previous arrow
next arrow