Empresa lança saco de lixo que inativa coronavírus

Empresa lança saco de lixo que inativa coronavírus

Com 17 anos de mercado, a Embalixo concorre no mercado de saco de lixo comercializando produtos com algum tipo de inovação. Na próxima sexta-feira, 14 de agosto, lança sacos com plásticos que incorpora tecnologia capaz de inativar o Sars-CoV-2, o vírus que causa a covid-19. De acordo com o fabricante, como os componentes de proteção são agregados durante o processo de fabricação, o efeito anticovid é permanente.

Batizado de Embalixo Antivírus, também conta com propriedade bacteriana, que combate também o mau cheiro, explica a empresa. Ainda segundo dados divulgados para o lançamento, a empresa diz que a fórmula com a qual trabalha tem eficácia muito próxima do 100%. Após o contato com o vírus na superfície do plástico, a inativação seria de 99,99%, evitando a contaminação de contato.

A Embalixo diz que o produto age contra toda a classe de coronavírus MHV-03, à qual pertece o Sars-CoV-2, além do Sars-CoV-1, do Mers, entre outros. “A solução teve a eficácia comprovada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) por meio de um teste virucida, seguindo as recomendações da Anvisa e metodologias prescritas nas normas”, informa o fabricante em comunicado à imprensa.

Para facilitar o trabalho dos profissionais de limpeza, e também a identificação nas prateleiras pelo consumidor, os sacos anticovid serão fabricados na cor prata. Terá opções para lixeiras de pia, banheiro e o geral de casa. Nos tamanhos de 15 litros, 30l, 50l e 100l. A empresa não informa o preço. Só a título de referência, o MeuCardápio verificou que o saco de lixo para 12l, com cem unidades, é vendido no mercado por entre R$25 e R$30.

MANTER OS CUIDADOS

A Embalixo enfatiza que os sacos de lixo com propriedades de proteção antiviral representam um cuidado adicional. Portanto, não elimina a necessidade de continuar a usar máscara, higienizar as mãos com regularidade e manter o afastamento social.

A empresa tem duas plantas industriais, uma em Hortlândia, no interior de São Paulo, e outra em Manaus, no Amazonas. No mix de produtos, conta com saco para lixo feito de planta com tecnologia que captura a emissão de gás carbônico; versão com alças ou abas; repelente de moscas e mosquitos; neutralizador de odores; e feitos com material reciclado; entre outras novidades.