Em expansão, Fábrica de Bolo Vó Alzira tem novo sócio

Primeira loja da rede carioca foi aberta em 2008, cinco anos depois a empresa aderiu ao processo de franquia e conta atualmente com 215 pontos de venda

O estado de São Paulo está no foco da Fábrica de Bolo Vó Alzira neste ano. Os planos são para abrir 40 unidades da rede carioca de franquias de bolos em estilo caseiro em território paulista até o final de 2018. Com uma década de mercado e 215 lojas, a Vó Alzira conquistou um novo sócio no mês passado, mediante aporte do fundo Leste que comprou 40% da operação, informa o diretor de expansão da empresa, Ivan Ferreira.

Para fortalecer a operação paulista, foi montado um escritório na capital, onde a rede conta por enquanto com quatro lojas. Na região do ABC estão previstas oito unidades, a primeira foi inaugurada dentro de um hipermercado de Santo André, com investimento de R$ 180 mil. Do total de aberturas previstas para o ano, 20 novas unidades devem ser instaladas na grande São Paulo e outras 20 em cidades do interior do estado.

Os planos preveem também a abertura de outras dez lojas nos estados da região sul e em Minas Gerais. A rede faturou R$ 120 milhões no ano passado e a expectativa é de aumentar em 28% a receita deste ano.

AUMENTO DE PRODUÇÃO
Para suportar os planos de expansão, a empresa iniciou em março a operação de uma segunda fábrica, no Espírito Santo. De acordo com Ferreira, a franqueadora fornece 70% dos insumos utilizados nos produtos, são mix cuja composição varia de acordo com os sabores, e homologa os fornecedores dos demais produtos usados para fazer os bolos. Os franqueados recebem um livro de receitas para a finalização dos bolos e treinamento.

No total são 60 sabores de bolo, 40 simples e 20 confeitados. Entre os bolos mais vendidos estão os de laranja, cenoura com chocolate, abacaxi com coco, chocolate com nozes e banana. O consumidor pode optar também por diferentes tipos de cobertura. Os preços começam em R$ 13 para o bolo pequeno e em R$ 17 para o grande. As franquias vendem também fatias de bolo, bolo de pote, café e 12 tipos de salgados assados e fritos. Os lançamentos de produto são frequentes inclusive acompanhando o calendário do varejo nas datas especiais como Natal, Páscoa e Dia das Mães.

A rentabilidade fica acima da média do mercado de alimentos, em cerca de 20%, ante os 12% a 15% desse segmento, afirma Ferreira.

Os interessados podem optar por modelos de franquia a partir de 30 metros quadrados, a Express. No caso das unidades tradicionais, com no mínimo 50 metros, a linha de produtos inclui também sorvetes. A maioria das lojas são instaladas na rua, em hipermercados, postos de gasolina, galerias e terminais urbanos. O franqueado precisa ter um perfil de operador, conhecer a região, ter alguma experiência com gestão de pessoas e ser ativo para, além do público local, atender empresas. Para a abertura da primeira loja, o interessado precisa ter todo o capital necessário para a operação.

HISTÓRIA DA REDE
Foram as dificuldades financeiras que levaram a dona de casa Alzira Ramos a iniciar a venda de bolos que resultou na abertura da primeira loja da Fábrica de Bolo Vó Alzira em 2008, na zona norte do Rio de Janeiro.

GALERIA DE FOTOS 

Imagem1
Imagem2
Imagem3
Imagem4
previous arrow
next arrow