A estratégia de investir fortemente no desenvolvimento de produto, com foco no design e na tecnologia, aliando tendências de moda, tem rendido bons resultados para a catarinense Oxford no Brasil e no exterior. No ano passado, as vendas cresceram 18%, para R$ 296 milhões e já haviam avançado 17% no ano anterior. As exportações aumentaram 34% em 2016 e representam 10% do total faturado. Os países da América do Sul, México e Espanha foram os maiores compradores, informa a coordenadora de marketing e comunicação da empresa, Claudinéia Basílio, atribuindo o desempenho aos investimentos no desenvolvimento de produtos e no fortalecimento da marca, somadoss à busca por maior competitividade e à ampliação da presença no mercado.
“A partir dos anos 2000, a Oxford passou a investir mais fortemente em uma equipe de desenvolvimento de produtos capaz de desenvolver projetos aliados a tendências nacionais e mundiais do setor. Desenvolvemos melhorias no sistema anterior através da criação da área de marketing, que passou a ser responsável por todas as fases do desenvolvimento de produtos, seja através da busca por novas tendências, estudo das diferentes culturas mundiais e desenvolvimento de novas técnicas. Tudo isso sem perder de vista a excelência produtiva. A empresa deu um salto rumo ao futuro e tem, desde então, experimentado crescimento importante em seu negócio”, conta Claudinéia.
MIX DE UTENSÍLIOS
Ela conta que o mix de utensílios domésticos ficou orientado para moda e decoração. A estratégia pode ser conferida nos lançamentos anuais da empresa. Entre os produtos apresentados na Gift Fair /D.A.D., em fevereiro, e que começaram a chegar às prateleiras do varejo neste mês, Claudinéia destacou a linha Coup Floresta Negra, com decoração frente e verso; Tigelas Full com decoração feita pelo método de tampografia, tanto por dentro quanto por fora; Shape Nara em que os pratos são em formato quadrado com as bordas levemente elevadas; as novas canecas Joy – Coleção Bolos de Caneca e Rock and Coffee. E para os cristais, a Jarra de Cristal e a Moringa de Cristal com copo. A empresa participa de várias feiras e eventos no Brasil e no exterior, como a Gift Fair, no Brasil, e a Ambiente, na Alemanha. Chicago e Hong Kong também estão no calendário de eventos da Oxford.
LINHA AMPLA
No total, a empresa mantém 2,4 mil produtos em linha, distribuídos por cinco marcas: Oxford Cookware, de panelas e refratários de cerâmica, que oferecem resistência para ir de ambientes frios a quentes ou vice-versa e em cujo desenvolvimento foram investidos R$ 8 milhões, com recursos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos); Oxford Porcelanas; Oxford Daily; Oxford Crystal, que resgata a técnica artesanal da fabricação de cristais trabalhados por mestres vidreiros; e Biona, de peças cerâmicas. A empresa também produz itens personalizados com a Oxford Promocional.
PARQUE FABRIL
São atualmente três fábricas, duas delas em Santa Catarina, nas cidades de São Bento do Sul e Pomerode. A primeira unidade fora do estado foi inaugurada no ano passado, em São Mateus, no Espírito Santo, na qual se concentra a produção de cerâmicas da Biona.
Os produtos são escoados por um canal de mais de dez mil pontos de venda. A produção é própria e algumas tecnologias são terceirizadas, como é o caso da antimicrobiana utilizada na linha Cookware, fornecida pela empresa TNS, informa Claudinéia.