Comida de boteco vegana no Mercadão

Cardápio do bar em São Paulo passa a incluir x-burger de grão de bico, costelinha de cogumelo, carne louca de jaca.

Inaugurado em dezembro do ano passado na capital paulista para atender o público vegano, o açougue No Bones comercializa diferentes opções de hambúrgueres, costelinha, coxinhas, entre outros itens em versão sem carne que agora passam a fazer parte do cardápio também do Bar do Quina, aberto este ano no Mercado Municipal de São Paulo, o Mercadão da Cantareira, na região central da capital paulista.

O Bar do Quina manteve as opções tradicionais, com carnes, e acrescentou as veganas. Para tanto, foi montada uma estrutura separada com chapas e fritadeiras para o preparo dos lanches que não levam carne, conta o sócio do No Bones, Bruno Barbosa.

No cardápio estão porções veganas como shimeji, costelinha de cogumelo, carne louca de jaca, coxinha de espinafre ou de jaca. Nos lanches há opções de hambúrgueres de grão de bico, de feijão azuki, de lentilha. Um dos destaques é o hambúrguer de grão de bico, com especiarias, queijo tipo cheddar e bacon de coco. A equipe do Bar do Quina recebeu treinamento para o preparo das receitas.

AÇOUGUE SEM CARNE

O menu do No Bones foi desenvolvido pela chef Marcella Izzo e tem, por exemplo, hambúrguer de quinoa com ervas finas, BBQ on the ribs e salsicha de tomate seco. Atualmente são 20 produtos de fabricação própria, além de cerca de 130 itens de outros fornecedores como queijos, bacon, molhos, temperos, salgadinhos, refrigerantes, sucos, chás e cerveja vegana.

Barbosa esclarece que, para ser considerada vegana, a marca de cerveja não pode patrocinar eventos como rodeios nem usar produtos à base de peixe no processo de clarificação, o que ocorre muitas vezes. A lista de itens do No Bones conta ainda com doces, cookies, geléias e mesmo equipamentos para churrasco. Os planos são para ter no bar também um ponto de vendas dos produtos congelados.

O Bar do Quina é o primeiro food service a oferecer os produtos do No Bones, mas congelados eles já são vendidos em alguns empórios de outros municípios de São Paulo, como Guarulhos, Sorocaba e Lençóis Paulista, informa Barbosa.