Pelo sexto ano consecutivo a marca Coca-Cola lidera a lista das marcas que estão sendo compradas com mais frequência pelos consumidores elaborada pela Kantar Worldpanel.
Na edição deste ano do levantamento Brand Footprint, 17 marcas de bens de consumo rápido foram escolhidas pelos consumidores mais de um bilhão de vezes em 2017, informa a Kantar.
A Coca-Cola lidera, eleita com 5,8 bilhões de vezes no ano. Colgate e Maggi ficam em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
A Colgate, de acordo com a Kantar, é a única selecionada por mais da metade da população, com 62% de penetração global, e a Maggi é a Top 50 que mais cresce em presença global, com crescimento de 14% em Pontos de Alcance (mede quantas famílias ao redor do mundo estão comprando uma marca e com qual frequência). No Brasil, a Coca-Cola liderou com 486 pontos de alcance.
Seis das marcas mais escolhidas pertencem à Unilever. Na área de alimentação, o destaque fica para a Knorr que está entre as top 10, as demais nove são de produtos de higiene como o sabonete Lifebuoy. As marcas da Lay’s e Pepsi, também conquistaram posições no ranking. Assim como Nestlé.
Pesquisas da consultoria indicam que o e-commerce, as lojas de descontos e de conveniência e os atacarejos estão crescendo mais rápido do que o mercado geral.
De acordo com o estudo, as marcas locais cresceram no ano sendo responsáveis por 64,6% do total de gasto dos consumidores, ante 35,4% das globais. Cada 0,1% de ganho vale US$ 500 milhões. Entre as bebidas, as marcas globais crescem mais, com 38,1% de participação na pesquisa de 2015 e 38,3% neste ano.
O levantamento analisou cerca de 18 mil marcas e 1 bilhão de lares em 43 países nos cinco continentes, nos 12 meses até novembro de 2017, informou a Kantar.