Substituir ervas frescas por secas sem errar

Quando a receita pede o ingrediente que não se tem em casa, o jeito é trocar, mas na medida certa, e o MeuCardápio mostra como calcular.

Substituir ervas frescas por secas sem errar

Sempre é melhor usar ervas frescas nas preparações. A constatação esbarra muitas vezes, porém, na falta de vasos em casa ou de plantas murchas. E leva a improvisos nem sempre apetitosos. Dá substituir ervas frescas por secas sem errar. De acordo com o departamento de segurança alimentar da NC State University, um cálculo rápido indica 1 colher de sopa de erva fresca equivale a 1 colher de chá de erva seca. Ou ¼ de colher de chá de erva em pó.

É uma medida de conversão prática, que ajuda na hora do aperto. Contudo, se houver tempo dá para planejar melhor essa substituição. As ervas secas concentram mais o sabor e, por isso, requerem menos quantidade para chegar ao mesmo sabor. Aliás, o paladar continua a ser a melhor medida.

O louro representa a exceção para a regra mais fresca, menos seca. Uma folha de louro fresca corresponde a 2 folhas de louro secas.

Como a maioria das receitas não ajuda dando indicação de base de substituição, o MeuCardápio pesquisou as diferenças entre as diferentes ervas.

MEDIDAS E CONVERSÃO

Logo no início da pandemia, os preços do alho e da cebola dispararam no Brasil. O MC consultou, então, nosso engenheiro de alimentos V.Volke. Agora, buscamos a conversão para substituir ervas frescas em ramos por secas.

Nosso especialista ressalta que a troca do fresco pelo seco, ou vice-versa, só funciona para emergências. “Para algumas receitas, a substituição de um pelo outro altera o resultado”, alerta.

ALECRIM | 1 colher de sopa de fresco = 1 colher de chá de seco.

CEBOLINHA | 1 colher de sopa de fresca = 1 colher de chá de seco.

MANJERICÃO | 1 colher de sopa de fresco = 10 folhas = 1 colher de chá de seco.

ORÉGANO | 1 colher de sopa de fresco = 1 colher de chá de seco.

SALSA | 1 colher de sopa picada = 3 ramos = 1 colher de chá de seca.

TOMILHO | 1 colher de sopa picada = 6 ramos = ¾ de colher de chá de seco.