Como apimentar suas receitas em 2021

Especialista global em previsão de tendências, WGSN aponta os 8 molhos à base de pimenta que atravessam fronteiras para personalizar pratos.

Como apimentar suas receitas em 2021

Reconhecida como autoridade global em previsão de tendências de moda, a WGSN incluiu bebidas e comida no portfólio. Para 2021, a agência mostra como apimentar suas receitas. Relatório recente aponta oito molhos à base de pimenta que atravessam fronteiras para personalizar pratos de consumidores cada vez mais ansiosos. Seis deles vêm da Ásia, um da África e um do México.

1 – Japanese Yuzu Kosho | Leva pimenta (kosho), verde ou vermelha, com a casca do yuzu, chamado de limão japonês. O formato do yuzu é de uma mexerica que tem a casca da cor do limão siciliano, quando está maduro. Para este molho, a WGSN recomenda usar a casca, que é bastante aromática, do yuzu verde. Inclui na receita pimenta togarashi. Pode ser usado como tempero de hot pot, sashimi, frango grelhado e até em coqueteis ou doces.

2 – Fermented Hot Sauce | molho que tem por princípio a fermentação de pimentas, inspirado na culinária coreana. A agência sugere experimentações.

3 – Chinese Chilli Crisp | infusão de óleo com pedaços de pimenta, cebola, alho, gengibre, pimenta seca que garantem a crocância. A mistura é levada ao fogo para ferver e ganhar corpo.

4 – Hong Kong XO Sauce | meio molho, meio pasta. À base de frutos do mar secos e picados, depois cozidos com pimenta e outros temperos.

5 – Indonesian Sambal | vem ganhando adeptos no ocidente. A base é a pimenta malagueta. Tem versões simples com a malagueta amassada com sal e vinagre. E outras mais incrementadas.

6 – Yemeni Zhoug | malagueta verde com coentro.

7 – African Peri-peri Sauce | feito com o fruto menor da malagueta (peri-peri). Ou piripiri.

8 – New Mexican Hatch Chilli | é o nome genérico das pimentas cultivadas na região de Hatch Valley, no Novo México. Mais picante que a jalapeño.

COMO APIMENTAR SUAS RECEITAS

Todos têm opções prontas nas prateleiras dos mercados. Mas nada impede que os cozinheiros preparem suas próprias versões.

Se você gosta de pimentas, pode querer saber mais acessando alguns artigos já publicados pelo MeuCardápio.

. Pimentas cada vez mais ardidas

. Mesa do brasileiro fica mais apimentada