Como conservar o pé de alface por mais tempo

A opção é guardar em geladeira e controlar a umidade das folhas para assegurar verdura fresquinha e crocante para uma boa salada de verão.

Como conservar o pé de alface por mais tempo

Com o verão batendo à porta, o consumo de saladas aumenta e fica pendente a dúvida de como conservar o pé de alface por mais tempo. Manter em geladeira é a regra básica. Refrigerada, a verdura aguenta de três a cinco dias, dependendo da variedade. A alface americana é a mais resistente delas.

Numa família grande, o pé de alface pode ir inteiro em apenas uma refeição. Para os sozinhos ou com família pequena, a verdura leva dias para ser consumida. O tempo de duração depende de uma série de providências, além do frio da geladeira.

ERRO COMUM

A tendência é eliminar todo o ar de dentro do saco onde guarda a alface, como se faz com outros alimentos. Ou mesmo embrulhando em filme plástico. Os especialistas explicam que isso não funciona para a alface e verduras verdes assemelhadas, como rúcula ou espinafre. Ao contrário.

Assim como a água, o ar é importante para conservar o pé de alface fresco e crocante. Sem ar, a alface oxida e estraga mais rápido.

Mas a umidade tem que ser controlada para conservar. Se encharcar, as folhar apodrecem.

PARA GUARDAR

Pode manter o pé inteiro, sem lavar, dentro de saco plástico e recoberto com folhas de papel. Pode ser tipo toalha-de-papel. Ou aquelas folhas de embrulhar peixe.

Se lavar, escorra e seque com papel ou um pano de prato. O melhor é usar a centrífuga de verdura. Retire o excesso de água. Mas deixe as folhas úmidas para mantê-las frescas.

Guarde na própria centrífuga com papel toalha ou de peixe por cima.

Tem que controlar a umidade, deixando só papel seco. Se der, é bom olhar a cada dois dias as folhas e retirar as que estão estragadas.

RECOMENDAÇÕES PARA HIGIENIZAR AS FOLHAS

Lavar as folhas de alface em água corrente, uma a uma.

Deixar de molho em solução de 1 litro de água com 1 colher de sopa de bicarbonato, ou água sanitária (quando o rótulo do produto tem essa indicação), ou vinagre. Por 15 minutos. Depois volte a lavar cada folha em água corrente. Depois, seque para eliminar o excesso.

Nosso especialista V.Volke explica que essa fórmula serve para remover bactérias. Não elimina resíduos de agrotóxicos ou pesticidas. Lavar a superfície não altera o fato de que a planta já absorveu esses compostos. Se não quiser consumir químicos, terá que comprar alface orgânico.